Final de ano chegando e, com os casos de Covid-19 subindo novamente, é recomendável que a gente evite sair e aproveite para curtir com a família em casa.
Pode ser uma boa oportunidade para investir em uma nova Smart TV neste Natal. O Shoptime tem algumas dicas para você escolher o aparelho perfeito para sua casa.
Antes de falar das tecnologias e resolução da tela, é essencial você definir o tamanho da sua nova Smart TV. Isso depende, basicamente, do tamanho do ambiente, do espaço disponível para o aparelho e do quanto você pretende investir.
Quanto maior a TV, maior o espaço necessário não apenas para instalá-la em um móvel ou presa à parede, mas também para você aproveitar a imagem da melhor forma.
Com o 4K e o 8K, as novas tecnologias de tela e funções como Eye Comfort, que regulam o brilho para um nível confortável aos olhos, o espaço ideal entre a tela e o espectador pode ser menor do que era recomendado anos atrás.
Para assistir TV em um ambiente mais escuro, você também pode incluir uma programação de brilho e contraste da imagem personalizada ou deixar a própria TV se ajustar de forma automática, para não incomodar os olhos.
Ainda assim, é preciso alguma distância para você ter a tela toda em seu campo de visão. Veja uma estimativa atual das marcas:
TV de 32 polegadas: mínimo 1,20m
TV de 40 polegadas: mínimo 1,50m
TV de 50 polegadas: mínimo 1,90m
TV de 60 polegadas: mínimo 2,20m
TV de 70 polegadas: mínimo 2,50m
Tipo de tela
LED - As telas de LED são a evolução do LCD. No processo de criação das imagens, a luz enviada aos cristais líquidos vem de microlâmpadas em um painel de LED. Por isso, as TVs de LED mais modernas alcançam mais cores, mais brilho e contraste e também são mais econômicas do que as antigas LCD.
QLED - Uma das tecnologias mais recentes, as TVs com pontos quânticos (quantum dot LED, ou QLED) prometem 100% de volume de cor, mais brilho e qualidade de imagem mais real. A tela QLED também precisa de fonte de iluminação, que vem de uma camada de microscópicos cristais que absorve e emite frequências de luz para criar as cores e a imagem.
OLED - As telas de OLED não usam iluminação traseira. Os pixels se acendem um a um quando estimulados por impulsos elétricos. A tela de OLED ("organic light-emitting diode”) é formada por diodos orgânicos que emitem a própria luz. Isso possibilita a criação de TVs mais finas, com alto brilho e contraste e a promessa de cores puras, inclusive em tons escuros.
E a resolução?
Dentre os modelos de Smart TVs disponíveis atualmente, aparelhos de 32 polegadas são encontrados com resolução HD (High Definition, ou alta definição), com 1280x720 pixels. O preço é menor, a tela é menor e a imagem tem qualidade menor.
TVs com tela entre de 40 e 50 polegadas são mais comuns na resolução Full HD, com 1920x1080 pixels. É o ideal para sintonizar TV digital e assistir a canais HD na TV a cabo. Entretanto, quanto maior a TV Full HD, mais incômodo ao sentar-se perto da tela, pois enxergará os quadradinhos que formam a imagem.
Começamos a encontrar as Smart TVs de resolução Ultra HD 4K em aparelhos de 43 polegadas e acima. São TVs com resolução mínima de 3840x2160 pixels e imagem com qualidade quatro vezes maior que as telas Full HD, por isso 4K.
É a qualidade ideal para consumir conteúdos
E por terem mais pixels por centímetro quadrado e imagem com melhor resolução, elas podem ser instaladas em salas e quartos menores, já que o espaço ideal entre a tela e o espectador pode ser menor.
Aparelhos premium com resolução 8K são TVs maiores, acima de 60 polegadas. O preço ainda é mais alto do que as Smart TVs 4K, mesmo aquelas com mais recursos. Mas a qualidade da imagem é incomparável.
E da mesma forma que as telas 4K, os aparelhos mais modernos também fazem "upscalling" inteligente, deixando as imagens com sensação de resolução ainda maior.
Agora que você já sabe o essencial, venha conhecer Smart TVs de todas as marcas e modelos no Shoptime.
Para ver as melhores ofertas do dia, baixe o app do Shoptime e aproveite muitas vantagens na hora de comprar online os melhores produtos para você e sua casa.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fortnite é sucesso de buscas em site pornô em 2018; entenda polêmica
- Brasileiros perdem interesse pela Black Friday; buscas já são menores
- Saiba como escolher o melhor notebook
- Google Play Music ganha 'playlists contextuais' inspiradas no seu humor
- Impressora 3D disponível no Brasil já pode criar objetos à prova d’água
- Como sair do modo de segurança do Windows
- Just Cause 3 ?satiriza? games de a??o com gameplay louco e explosivo
- Smite: como ganhar Gemas de várias formas no Moba gratuito
- Dicas para mandar bem em The Sims 4 na expansão Ao Trabalho
- Facebook cria vídeo para agradecer posts de feliz aniversário no perfil