A Xiaomi revelou uma nova tecnologia de carregamento remoto sem fio que promete revolucionar o mercado de celulares. Chamada de Mi Air Charge, ela tem a proposta de deixar o smartphone em qualquer canto da sala ou do quarto e, mesmo assim, receber energia. O aparelho deve ser capaz de abastecer vários dispositivos simultaneamente sem conectar nenhum cabo ou usar suporte de carregamento.
A tecnologia é diferente dos carregadores sem fio atuais, já que estes ainda dependem do contato ou proximidade com a base e funcionam por indução. No momento, o carregador é uma apenas uma demonstração e ainda não está pronto para ser comercializado.
De acordo com a Xiaomi, a tecnologia é capaz de fornecer 5W de potência para cada dispositivo num raio de alguns metros da base. O núcleo de carregamento é baseado no posicionamento espacial e na transmissão de energia. Essa base é uma pilha de carregamento isolada com cinco antenas que determinam precisamente a distância do celular ou dispositivo móvel.
Depois de localizar a posição do telefone, uma matriz de controle composta por 144 antenas transmite direcionalmente ondas milimétricas por meio de feixes magnéticos.
O dispositivo receptor também precisa ser compatível com a tecnologia. Isso significa que o aparelho deve ter uma antena especial, que é um circuito retificador que transforma ondas eletromagnéticas em eletricidade.
Esse receptor é composto por um direcionador beacon, que transmite as informações de posição do aparelho, e por um arranjo de 14 antenas receptoras que convertem o sinal magnético da base em energia elétrica.
A Xiaomi afirma ainda que vários dispositivos podem ser carregados ao mesmo tempo, cada um recebendo 5W de potência, e que obstáculos físicos não reduzem a eficiência de carregamento.
Em um futuro próximo, a fabricante chinesa espera que a tecnologia possa ser usada para carregar também relógios inteligentes, pulseiras e outros dispositivos vestíveis. A Xiaomi também afirma que, em breve, pretende incluir a tecnologia em elet
Contudo, é importante lembrar que o modelo ainda é apenas uma demonstração tecnológica, sem previsão de chegada ao mercado.
Com informações de XDA Developers e Xiaomi.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Deezer e Spotify criam playlists em homenagem a David Bowie; ouça
- Microsoft vai unificar apps do Skype para Windows; entenda o que muda
- Apex Legends ultrapassa 100 milhões de jogadores únicos no mundo
- Ainda vale a pena comprar um celular Motorola Razr?
- Android O tem funções rápidas similares a 3D Touch; saiba como usar
- Dead by Daylight, famoso game de terror, terá DLC com Freddy Krueger
- Curiosidades de Guile: personagem de Street Fighter 5 volta em DLC
- Brasil garante vaga na Copa do Mundo de Overwatch
- CS:GO: veja regras, jogos da MIBR e FURIA e datas do cs_summit 5
- Moto X Style ou LG G4: qual smartphone é o ideal para você?