Uma empresa da Califórnia, EUA, criou um pequeno dispositivo que promete aumentar a vida útil das pilhas em até oito vezes. Chamado de Batteriser, o pequeno acessório funciona de maneira simples: ele reaproveitar uma porcentagem de energia das pilhas que normalmente é inutilizada.

Aparelho corta Internet e faz 'viciados' largarem smart durante refeições

Batteriser promete aumentar a vida útil das pilhas em 800 vezes (Foto: Divulgação/Batteriser)

A Batteriser nada mais é do que uma “capa” para a pilha de apenas 1 mm de espessura e feita em aço inoxidável. Essa “capa” conta com circuitos miniatuarizados que fazem toda a “mágica” acontecer.

Um dos criadores deste projeto, Bob Roohparvar, que é professor de ciência da computação da Universidade do Estado da Califórnia, diz que as pilhas têm uma carga inicial de 1,5 volts. É justamente com essa voltagem que a maioria dos aparelhos que utilizam pilhas trabalham. Porém, com o uso, estaa carga cai para 1,3 volts. Assim, os aparelhos não conseguem recarregar e o usuário é obrigado a comprar uma outra pilha.

A empresa não explica em detalhes o funcionamento da Batteriser, mas ela diz que através dos microcircuitos ela é capaz de aproveitar o restante da energia contida na pilha, de forma instantânea. Ela é compatível com praticamente qualquer tipo de pilha, sejam elas AA ou AAA, dentre outras variações.

Batteriser é uma capa de aço inoxidável de apenas 1 mm que se encaixa perfeitamente às pilhas (Foto: Divulgação/Batteriser)

Assim, basta encaixar a Batteriser na pilha e voltar a usá-la. Não há tempo de recarga. O gadget ainda é reutilizável. Com isso, a companhia espera ajudar você a comprar menos pilhas. Atualmente, são vendidas cerca de 15 bilhões de pilhas por ano, movimentando U

... S$ 14 bilhões no mercado.

A Batteriser começará a ser comercializada em setembro pelo preço de US$ 10, (aproximadamente R$ 34 em conversão direta). Infelizmente, não há informações sobre a chegada dele ao Brasil.

Pilha para controle remoto, qual marca escolher? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Batteriser



>>> Veja o artigo completo no TechTudo