A webcam já é um item certo dentro dos notebooks mais recentes. Porém, é comum também que elas te deixem na mão quando você mais precisa. Por isso, selecionamos os principais problemas que podem impedir a sua webcam de ligar e, se estiver passando por isso, identifique o seu caso e saiba a solução.
Notebook ou Ultrabook? Veja em qual aparelho vale mais a pena investir
Webcam desligada
A maioria dos notebooks possuem teclas de funções que ativam ou desativam determinadas funções do aparelho. Se, ao tentar usar a sua webcam no Google Hangouts ou Skype, por exemplo, a outra pessoa não vê a sua imagem, pode ser que a sua câmera esteja desligada. Verifique se nas teclas de função do seu notebook (F1, F2, F3 etc) alguma delas é responsável por ligar ou desligar a câmera. Ao encontrar, pressione-a juntamente com a tecla Fn, presente em todos os notebooks.
Ausência do driver
Algumas vezes a webcam não é ativada por falta do driver controlador. Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação do hardware com o sistema operacional. Se eles não estiverem instalados, não há meios do hardware em questão funcionar.
Assim, vá ao Painel de Controle do seu Windows, depois, vá nas opções do Sistema e depois em Gerenciador de Dispositivo. Se algum dos itens apresentar um ícone em amarelo é por que o driver daquele item está faltando. Assim, você deve ir até o site da fabricante de seu notebook e baixar o driver específico para a câmera. Ou então usar programas que detectam automaticamente os drivers que estão faltando e fazem o download, como o Driver Easy.
Driver corrompido
Porém, mesmo com o driver instalado, a webcam pode não ligar. Isso acontece devido ao corrompimento deste driver específico. O motivo para isso são muitos, desde uma atualização mal-sucedida no Windows até um vírus que corrompeu o arquivo. Para resolver o problema você precisa desinstalar o driver, baixar a versão mais recente e reinstalá-lo. Siga os mesmos passos da dica anterior e, ao encontrar o driver da webcam no gerenciador de dispositivos, clique com o botão direito sobre ele e depois em desinstalar driver. Por fim, é só baixar a versão mais recente e instalar de novo.
Webcam desativada na BIOS
Alguns usuários, após pesquisar nas configurações do sistema, descobrem que ele não está localizando a webcam. Se isso estiver acontecendo, o mais provável é que esteja desabilitada na BIOS. Alguns computadores trazem essa opção na BIOS, portanto, é válido dar uma olhada lá e checar se a sua câmera está realmente desativada. Em caso positivo, basta ativar e reiniciar o computador para que a câmera volte a ser reconhecida e, consequentemente, volte a funcionar.
Cabo flat desconectado
Mesmo se depois de executar todas as dicas acima a sua webcam continuar sem dar sinal de vida, o problema provavelmente é no hardware e não no software. Nesse caso, você tem duas opções: levar em uma assistência técnica ou resolver o problema você mesmo. A segunda opção só é recomendada para usuários muito experientes.
Quer outras dicas de como ativar a sua câmera integrada no notebook? Troque ideias no Fórum
Você deve abrir a tampa do seu notebook usando uma chave de fenda fina. Lá você poderá encontrar o conector da sua webcam. Veja se o cabo flat está instalado corretamente. Às vezes, com os movimentos do cotidiano, esse cabo pode se soltar. Assim, basta colocar de volta no lugar para religar a sua câmera.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Truck Driver: dicas para mandar bem no jogo para PC, PS4 e Xbox One
- iLovePDF: como converter, comprimir, reordenar e dividir documentos
- Chromecast ganha suporte para jogos, TV Pokemon, editor Pixlr e mais
- Call of Duty Warzone fechando sozinho (crashando)? Veja possíveis causas
- Adicione efeitos de v?deo no VLC Player; ajuste brilho e edite cores
- Como saber se a sua TV da Sony tem conversor digital integrado
- Windows Phone desaparece da loja da Microsoft e tem futuro incerto no Brasil
- FIFA 19: brasileiros aparecem em ranking para disputar Pré-Mundial
- Batman Arkham Knight ter? fortes cenas de viol?ncia e tortura
- Microsoft corrige falha apontada pelo Google e põe fim a polêmica