O Android 12 pode alertar quando um aplicativo acessa a área de transferência do celular, de forma parecida com a função lançada no iOS 14 pela rival Apple. Esse e outros recursos foram flagrados pelo site especializado XDA Developers nesta terça-feira (13). As novidades da terceira prévia do Android 12 voltada para desenvolvedores foram expostas ao portal antes do lançamento oficial por uma fonte que não quis ser identificada.
Entre as novidades divulgadas para o novo Android estão mudanças na interface, funções e nos recursos de privacidade. A apresentação completa do sistema acontecerá na Google I/O 2021, evento virtual gratuito realizado pelo Google entre os dias 18 e 20 de maio. Como o Android 12 ainda está na fase de testes da versão beta, não é garantido que todas as funções descobertas serão disponibilizadas na edição final do sistema.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O Android 12 deve estrear uma notificação que será exibida toda vez que o usuário copiar algum conteúdo para a área de transferência do celular. Assim como na atualização mais recente do iPhone (iOS), a função consiste em um banner que aparece no topo da tela, mas, diferente do sistema da Apple, a ferramenta poderá ser desativada a partir das configurações do Android.
A ferramenta de captura de tela deve trazer novidades no Android 12 com a opção de tirar screenshots de páginas inteiras, incluindo no print até mesmo conteúdos que não estão em exibição no display. O recurso funciona a partir da visualização da página por completo, permitindo que o usuário selecione manualmente a área que deseja salvar na captura de tela.
O recurso para dividir a tela do celular e exibir dois aplicativos ao mesmo tempo também deve ganhar melhorias no Android 12. A função passa a deixar escolher manualmente o tamanho das telas, e a ordem dos programas em exibição. Usuários de tablets com Android também poderão configurar duas telas iniciais no aparelho.
As redes sem fio mudaram de nome no Android 12. A aba de configurações do Wi-Fi deve passar a ser chamada apenas de “Internet”, para tornar o uso do sistema algo mais intuitivo.
Pensando na chegada do 5G, os desenvolvedores do Google implementaram a função “Compatibilidade estendida” na atualização do Android 12. O mecanismo permite diminuir a frequência de um ponto de acesso de 5 GHz para 3 GHz, permitindo que aparelhos mais antigos se conectem à rede.
A Google Assistente terá mais uma forma de ser iniciada no Android 12, segurando o botão de liga/desliga do celular. O serviço atualmente pode ser ativado pelo botão de início, ou dizendo “Ok Google”.
Novos emojis também chegam com o Android 12, com a adição do pacote Emoji 13.1. Ele inclui imagens como coração enfaixado, rosto confuso e emoji bufando.
Mudanças no design do Android 12
A barra de controle de volume e de brilho da interface mudaram, com aparência mais grossa e redonda nas pontas. O gerenciamento do brilho ganhou uma animação que a barra afina de acordo com a quantidade de iluminação diminuída, e a barra
O efeito de carregamento dos celulares com Android 12 ganhou o estilo cascata. O desenho começa da parte inferior da tela e sobe para todo o display em segundos. Efeitos de rolagem de tela e o painel de aplicativos também receberam mudanças.
Com informações de XDA Developers, Android Authority, Android Community, MacRumors
Como ativar notificações no celular Android? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy J5 ou Lenovo Vibe K5, qual o melhor celular por menos de R$ 1 mil
- Como editar fotos no Adobe Lightroom online
- Seagate lança HD externo para PS4 com até 4 TB
- Como saber se alguém tentou fazer login no seu PC com Windows 10
- Como consultar o saldo do FGTS
- Impressora 3D cria forno de plástico 'smart' controlado via internet
- Como reativar a visualização de trânsito no Google Maps no iPhone
- Tempo de férias: dicas matadoras para planejar sua viagem com o celular
- Roteador barato: veja sete modelos à venda no Brasil por menos de R$ 100
- Vivaldi Browser, navegador do ex-CEO do Opera, ganha versão final