Os fogões inteligentes vêm sendo apresentados por fabricantes com diferentes funções, materiais e tecnologias, incluindo a conectividade com Wi-Fi e controle pelo celular, para facilitar a vida do consumidor. Os primeiros modelos começam a chegar ao Brasil em breve. Mas vai valer a pena investir em um fogão smart, deixando de lado o fogão tradicional? O Shoptime tem algumas informações para ajudar a responder.
Para compor uma cozinha inteligente e conectada com o restante da sua smart home, um fogão inteligente será essencial no futuro. Porém, por ser uma nova categoria, os eletrodomésticos smart ainda são caros. São equipamentos premium, que embarcam novas tecnologias, novos materiais e inovações.
Como acontece com todos os aparelhos, é provável que o preço fique mais acessível conforme mais opções estejam disponíveis ao consumidor.
O que fazem?
Os fogões smart são equipamentos desenvolvidos no conceito de Internet das Coisas. Eles contam com funções inteligentes e com conectividade com rede sem fio, para que seja possível controlá-los remotamente pelo celular ou via assistentes virtuais, como o Google Assistente ou a Siri, inclusive com comandos de voz, enquanto você estiver com as mãos ocupadas.
Eles permitem que o usuário verifique se esqueceu o forno ligado e pode desligá-lo de onde estiver, evitando preocupações e problemas. Pode deixar uma receita preparada e ligar o forno à distância, para chegar em casa já com um bolo ou um assado encaminhado. Pode verificar por uma câmera interna o andamento da cocção sem precisar abrir a porta do forno e receber notificações de quando seu preparo estiver pronto.
Além das funções ligadas à conectividade, os fogões smart apostam em sensores mais modernos, que permitem uma regulagem mais precisa da temperatura no forno e da chama nas bocas.
A aplicação de recursos de inteligência artificial vai permitir ciclos de aquecimento, cozimento e preparos pré-definidos. Em outras palavras, os fogões smart vão "aprender" como fazer algumas receitas, podendo aumentar ou diminuir o fogo e a temperatura em certos momentos, de acordo com a rotina do cozinheiro/a e sua pré-programação.
Dos modelos premium para os fogões tradicionais, os fabricantes passam a utilizar novos materiais no interior do forno e no tampo do fogão, mais resistentes e fáceis de limpar, incluindo elementos para ação antibacteriana e anti-odor.
As pesquisas das marcas e a evolução dos eletrodomésticos ainda trazem benefícios para os equipamentos mais simples, com novas tecnologias para funcionar com maior eficiência, menor gasto de energia e mais segurança. São avanços que já podemos ver nos fogões à venda no mercado nacional.
Visite o Shoptime para conhecer novos modelos de fogões e conferir as novidades em eletrônicos e eletrodomésticos.
Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de outras vantagens.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone XS e XS Max: usuários relatam problemas para recarregar
- Action cam 4K da DJI é a nova concorrente da GoPro; conheça a DJI Osmo
- Com 1.857 inscritos, Globo seleciona 40 para Hackathon na casa do BBB
- Moto Z2 Force vs Galaxy S8: celulares contam com câmera de 12 megapixels
- Periscope ou Meerkat: qual é o melhor app de transmissão de vídeos?
- Google Sites: como criar um site grátis para pessoas específicas
- Impressora HP: veja sete modelos para comprar por até R$ 600 em 2021
- Asus anuncia novas placas-m?e com suporte ao USB 3.1; confira os modelos
- iPhone 6 e 6S: saiba como editar fotos e usar filtros sem baixar apps
- Como encontrar médico pelo app Doctoralia