A 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL16), um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, acontece entre 8 e 11 de julho, em Porto Alegre. Entre os palestrantes deste ano estão o inventor do primeiro laptop feito com hardware à prova de espionagem e o designer que reconstitui rostos de múmias em 3D. Veja 12 nomes de destaques da programação entre os mais de 400 palestrantes convidados. O TechTudo vai estar presente no evento; acompanhe a cobertura.
16º Fórum Internacional Software Livre acontece em julho em Porto Alegre
1) Sean Cross (Cingapura)
Sean Cross é o inventor do Novena, o primeiro laptop feito totalmente com hardware livre. Por mais incrível que possa parecer, não é suficiente utilizar apenas um sistema operacional com GNU/Linux, por exemplo, para evitar que o computador possa ser acessado por pessoas sem autorização. Os programas que controlam as placas ou que ativam os componentes mais simples também precisam ser livres. É isso que ele irá mostrar na palestra “Construindo o Novena: o laptop Open Source”.
2) Cícero Moraes (Brasil)
O 3D designer Cícero Moraes é conhecido mundialmente por ter reconstituído rostos de múmias do antigo Egito e de hominídeos a partir de fotografias de seus crânios. Todo este trabalho é feito usando softwares livres, como o Blender, que qualquer usuário pode baixar e instalar gratuitamente.
Um dos trabalhos de maior relevância foi ter reconstruído o rosto de Santo Antônio. Cícero apresentará a palestra “Faces da evolução e da história: dando vida ao passado com o Blender” e também fará uma oficina que ensinará o básico de modelagem 3D para iniciantes.
3) Arturo Vittori (Itália)
O arquiteto italiano Arturo Vittori é o inventor do projeto Warka Water. A Warka é uma estrutura de bambus e barro que condensa a umidade do ar e a transforma em água potável. O projeto, conhecido mundialmente, é totalmente aberto, ou seja, é possível replicá-lo sem as restrições de patentes e direitos autorais. Na atividade “Warka e a água livre”, o arquiteto contará como está acontecendo a implantação de protótipos em comunidades sem saneamento básico.
4) Jon “Maddog” Hall (Estados Unidos)
Jon “Maddog” Hall é o Diretor Executivo da Linux Internacional, uma associação de grandes empresas de relevância internacional na área de Tecnologia de Informação que promovem sistemas operacionais baseados em Linux. É um dos ativistas de tecnologia mais conhecidos do mundo e apresentará a palestra “Projeto Cauã – O caminho do Empreendedor”, para alegria dos inscritos no FISL 16.
5) André Noel (Brasil)
O desenvolvedor e humorista André Noel é o criador do site Vida de Programador. Suas tirinhas que relatam de forma bem humorada o cotidiano de programadores viraram sucesso entre os profissionais de TI. Ele apresentará a palestra “Humor, Programação e Software Livre” durante o FISL16.
6) Luis Rodolfo Gálvez (Guatemala)
Luis Rodolgo Gálvez é engenheiro de sistemas elétricos, técnico em automatização e mecatrônica, além de especialista em energia renovável. Ele participa da linha “energia livre” do FISL e apresentará os resultados de pesquisa com o gás hidróxi na Guatemala, onde conseguiram reduzir em até um terço o uso de combustível no transporte público.
7) Karen Michele Sandler (Estados Unidos)
Karen é diretora executiva da Software Freedom Conservancy, o lar sem fins lucrativos de dezenas de projetos essenciais de software livre, como Gimp e Inkscape. Ela é conhecida por sua defesa do software livre e de código aberto, principalmente como uma “advogada cyborg” em relação ao software em dispositivos médicos. Durante o FISL ela explicará a importância de instituições comunitárias para desenvolver softwares livres.
8) Alessandro de Oliveira Faria (Brasil)
Alessandro é consultor biométrico e tem experiência em realidade aumentada. Ele desenvolve um sistema de reconhecimento facial com software livre, que diferencia expressões. Durante o FISL, Alessandro conduzirá a atividade “openBR: Reconhecimento Facial de código aberto”.
9) Elias de Carvalho Silveira (Brasil)
Elias é um dos mais renomados ilustradores do Brasil e produz todo o seu conteúdo usando o software GIMP. Ele já ilustrou infográficos para revistas famosas e é referência no país. Ele apresenta a atividade “Como viver sem o Photoshop, relato de uma migração sem traumas” durante o FISL16.
10) Matthew James Garrett (Estados Unidos)
Mathew é desenvolvedor de software com foco em segurança e na liberdades dos usuários. Atualmente, se especializou em desmontar sistemas de segurança e analisar suas vulnerabilidades. Ele é um membro do conselho para a Free Software Foundation, a mais importante instituição do tema no mundo. No FISL, irá explicar como inverter a restrição de certas tecnologias em prol do usuário.
11) Eliane Domingos de Sousa (Brasil)
Eliane é vice-presidente da The Document Foundation, entidade que criou o LibreOffice, a suíte de escritório alternativa mais usada no mundo. Durante o FISL16, ela conta como funciona o processo de migração de uma plataforma proprietária para uma plataforma de software livre.
12) João Eriberto Mota Filho (Brasil)
João Eriberto é Oficial de Cavalaria do Exército e responsável por estratégias de segurança nacional. No FISL16, ele conta como tomar decisões em tempo real pode ajudar a manter maior nível de segurança.
É verdade que o Linux não tem vírus? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- WhatsApp Beta ganha novo atalho para chamadas em grupo; veja como usar
- CS:GO causa polêmica após atualização com sistema de 'raio-x' na França
- TikTok bane vídeos falsos e passa a alertar 'conteúdo não verificado'
- Como resolver todos os problemas do Windows Update
- Como usar o Skype Translator para conversar com deficientes auditivos
- Moto X Force: 5 coisas legais sobre o celular com tela super-resistente
- Duolingo libera curso grátis de chinês; app de idiomas funciona no celular
- iPhone 13 deve ganhar modo que deixa tela sempre ligada
- Aprenda a capturar um Salamence no começo de Pokémon Sun e Moon
- Notebook com placa de vídeo Nvidia: confira modelos até R$ 4 mil no Brasil