Mario Kart é uma das franquias de maior sucesso da Nintendo e atualmente possui um dos visuais mais impressionantes já produzidos pela empresa. Desde sua criação no Super Nintendo até o mais recente capítulo no Wii U, a série sempre canalizou o poder dos consoles da gigante japonesa para criar jogos divertidos e visualmente intensos. Confira como foi a evolução gráfica dos games.
Guia Mario Kart 8: veja dicas e tutoriais para se dar bem no game de corrida
Super Mario Kart (Super Nintendo – 1992)
O primeiro jogo da série Mario Kart usou toda a tecnologia do Super Nintendo para criar uma experiência que não era possível no Nintendo 8 Bits. O destaque ficava por conta de um efeito chamado “Mode 7″, que permitia redimensionamento e rotação para rodar todo o mapa. Com isso, criava-se uma sensação de 3D no game.
Algo que poucos jogadores sabem, no entanto, é que o mapa na parte de baixo da tela não é apenas uma função útil, é essencial para o funcionamento do título. O Mode 7 pode girar o mapa para que pareça 3D, porém ele não pode detectar colisões. É o mapa na tela de baixo que diz em 2D onde estão as paredes e os adversários.
Mario Kart 64 (Nintendo 64 – 1996)
Com o salto para uma nova geração, a série Mario Kart abraçou a proposta do Nintendo 64 com gráficos em 3D. Porém, apesar de todo o foco do console na terceira dimensão, ainda havia muitas dificuldades em desenvolver games 3D. Por exemplo, Mario Kart 64 tinha problemas em mostrar todos os oito participantes ao mesmo tempo.
Isso levou a empresa a usar gráficos 2D para os pilotos, da mesma forma que faziam no Super Nintendo. Apesar disso, as pistas totalmente em 3D trouxeram um grande avanço para a série, como a adição de verticalidade, caminhos alternativos, grandes saltos e obstáculos extras na pista como os carros e caminhões em Toad’s Turnpike.
Mario Kart: Double Dash!! (GameCube – 2003)
Muitos anos depois, a Nintendo pôde usar o grande aumento de potência do GameCube em relação ao Nintendo 64 para ter modelos 3D não só de um piloto e do kart, mas de dois pilotos. Double Dash!! trouxe o conceito de duplas em cada carro, possibilitando até 16 jogadores ao conectar quatro videogames em rede. Ele foi também o primeiro da série a ter suporte para alta resolução de 480p.
O impressionante de Double Dash!! é que tudo ficou ainda maior e mais frenético. Se Toad’s Turnpike trazia uma rua com alguns carros, Mushroom City tinha tráfego intenso e várias passagens. O jogo também não tinha o menor problema em processar todos os 16 pilotos, seus carros, bolas de fogo voando para todos os lados e até um Chain Chomp gigante puxando um carrinho de bebê, tudo ao mesmo tempo.
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Mario Kart Wii (Wii – 2008)
Durante a geração Wii, a Nintendo seguiu por uma filosofia diferente: escolheu um console mais fraco graficamente e apostou em controles de movimento. Isso fez com que Mario Kart Wii não fosse particularmente impressionante no seu visual. A principal novidade ficou pelo aumento do número de pilotos, o qual passou de oito para 12.
Este capítulo abandonou vários conceitos mais intensos graficamente, como a ideia de dois pilotos por kart e seus “golpes especiais” extremamente caóticos. As pistas também não ficaram surpreendentes, apesar de com certeza haver adições bem bonitas, como Maple Treeway. Outra inclusão sutil desta edição foi suporte a widescreen.
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