O Microsoft Edge chegou para aposentar um dos mais antigos navegadores do mundo: o Internet Explorer. Pré-instalado no Windows 10, o app promete mais velocidade para o usuário e foco em produtividade. Entretanto, o browser ainda desperta certa desconfiança. Está em dúvida se deve abandonar o Chrome, Opera ou Firefox? Confira agora motivos mara migrar e outros para não usá-lo.
Como salvar sites para ler offline no Microsoft Edge
Motivos para usar o Microsoft Edge
1 – É rápido para carregar suas páginas
Esqueça o Internet Explorer. O Edge chegou para brigar com a concorrência. Batizado anteriormente de Spartan, o novo navegador da Microsoft foi desenvolvido do zero: diversos protocolos e motores antigos foram eliminados. Isso significa que ele também abandonou as polêmicas barras de tarefas (Toolbars).
No teste Benchmark Octane 2.0 rodado pelo TechTudo, o Edge superou o Chrome em alguns quesitos, mas acabou ficando com uma pontuação levemente inferior no placar geral: 24.689 pontos contra 26.084. Já no HTML5, o navegador do Google conseguiu 526 pontos contra 402 do app da Microsoft. Embora não tenha vencido, o Edge apresenta um grande avanço em relação ao velho Internet Explore.
2 – Suporta anotações na web e tem integração com o OneNote
Se você costuma trabalhar com a Internet ou quer compartilhar algo interessante com um amigo, o Edge traz um interessante recurso de anotações. Com ele, você pode desenhar nas páginas, usar caneta marca-texto e até adicionar comentários em balões. É possível salvar tudo no seu bloco de anotações do OneNote ou enviar para um amigo. Imagine que seu browser é como um livro.
3 – Dúvidas? Pergunte à Cortana!
As assistentes pessoais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O Microsoft Edge traz a Cortana que roda diretamente no navegador do Windows 10. Ao selecionar um texto em uma página da web, é possível clicar com o botão direito e selecionar a opção “Ask Cortana” para que a assistente exiba informações relacionadas. Além disso, o recurso funciona também na barra de endereço, como um atalho para pesquisas. A novidade, porém, está disponível apenas em inglês, por enquanto.
4 – Está sem tempo? Salve na lista de leitura.
Quem nunca encontrou alguma notícia ou vídeo interessante quando ia sair de casa, não é mesmo? O Microsoft Edge traz uma ótima função para quem quer salvar páginas para ler depois. Trata-se da lista de leitura, que salva todo o conteúdo no Hub do navegador e evita que o usuário precise adicionar páginas desnecessárias no favoritos ou em blocos de notas. Para usar o recurso no Chrome e no Firefox, não há ferramenta nativa, é preciso baixar extensões como Pocket nas lojas de web apps.
5 – Evite distrações nos seus sites preferidos
Outro recurso nativo no Edge é o Modo de leitura. Com ele, o usuário mantém apenas o título, texto e imagens de uma notícia, eliminando barras de navegações e propagandas. Para quem deseja evitar a sensação de “vista cansada”, o Edge traz também a opção de deixar o modo leitura com o fundo preto (tema black), que é menos agressivo para a visão e ideal para quem está navegando antes de dormir.
Motivos para fugir do Edge
1 – Sem suporte às extensões
Quer fugir das propagandas do YouTube ou adicionar recursos do seu antivírus no browser? Então, o melhor é ficar longe do Edge por enquanto. Ao contrário dos rivais Firefox e Chrome, o navegador da Microsoft ainda não suporta extensões. A empresa já confirmou que o recurso deve chegar neste ano, mas os usuários precisarão se contentar apenas com as funcionalidades nativa do navegador até lá.
2 – Sem Cortana no Brasil
Apesar da integração do Edge com a Cortana, o recurso não está disponível para o idioma português. Por enquanto, o navegador da Microsoft oferece apenas uma ferramenta de pesquisa básica para os usuários brasileiros por meio do Bing ou outro mecanismo, sem respostas diretas e objetivas para as perguntas. A boa notícia, porém, é que Cortana deve chegar ao Brasil até o fim do ano para os usuários do Windows Insider, que testa o sistema da Microsoft. Ainda em versão beta, sem acesso para todos.
3 – Sem suporte a temas
Embora não seja unanimidade, o suporte a temas e modificações é um recurso interessante para quem gosta de um visual mais personalizado. No navegador da Microsoft, é possível escolher apenas entre o padrão claro e o escuro, sem a possibilidade de aplicar imagens ou outras cores. Chrome e Firefox, por outro lado, contam com lojas próprias de temas que personalizam o navegador por completo.
4 – Sem integração com smartphones
Um dos recursos mais interessantes do Chrome é a possibilidade de sincronizar as páginas abertas no computador em celulares e tablets com Android ou iOS. O Edge, por enquanto, traz a função apenas para quem é usuário da versão preview do Windows 10 Mobile. Além disso, a empresa já confirmou que não planeja lançar o navegador para outras plataformas, deixando os usuários sem a sincronização.
5 – Não suporta o WhatsApp Web oficialmente
Se você gosta de responder o WhatsApp no seu computador, talvez seja melhor continuar no Chrome, Opera ou Firefox. Por padrão, a versão web do aplicativo de mensagens não está disponível para o novo navegador da Microsoft, mas o TechTudo possui um tutorial com um “jeitinho” para burlar essa restrição. Apesar disso, é possível que alguns bugs persistam ao usar o WhatsApp no Edge.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como conseguir todos os achievements de Rise of the Tomb Raider
- Argentina x Chile ao vivo: como assistir online ao jogo da Copa América
- CES 2020: LG anuncia nova linha de TVs e produtos para casa conectada
- Descubra se o seu roteador foi afetado pelo sequestro de DNS
- Halloween ganha jogo de bruxas do Google; saiba competir pelo prêmio
- Como tirar print da tela no iPhone 7
- 99Taxis: como cadastrar um cartão de crédito no app para iPhone
- Primeiro despertador olfativo do mundo te acorda com seu cheiro predileto
- PSG anuncia equipe de DotA 2
- Conheça os melhores jogos para dois jogadores do PlayStation 3