Satya Nadella, CEO da Microsoft, reforçou o compromisso da companhia com a educação de programadores e apoio a novos empreendedores, em sua primeira visita como líder da gigante de Redmond ao Brasil. “Queremos empoderar indivíduos e empresas para fazerem mais”, disse Nadella, em uma palestra a alunos da Faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo. A presença do diretor-executivo da fabricante do Windows 10 serviu de fechamento para a Windows Insights Week.
Office 2016 terá Continuum e Cortana em português; saiba o que vem por aí
Durante a visita, Nadella apresentou iniciativas como o DreamSpark, que disponibiliza pacotes de software gratuitos para algumas das maiores faculdades nacionais, e eventos como o Imagine Cup. O Cup é uma espécie de Copa Mundial de jovens empreendedores, realizada pela Microsoft desde 2003 e que já conta com uma série de equipes brasileiras entre os finalistas.
Derrubar as barreiras de entrada
“A ideia é realmente fornecer o software, tecnologia e sistemas em nuvem para qualquer um criando uma companhia”, disse Satya Nadella. “Porque, de início, queremos que vocês façam o inimaginável sem o fardo do custo, queremos derrubar barreiras de entrada”, explica.
Para a plateia de alunos no auditório do Anhembi Morumbi, o CEO também lançou um desafio. “Cada um de vocês aqui que estão aprendendo tecnologia hoje tem uma responsabilidade real além do aprendizado: a de ensinar código”. O desafio de democratizar acesso à formação computacional, relata Nadella, passa também por gerar professores. “Todos vocês, que são apaixonados por tecnologia, não apenas deveriam aprender, também lhes encorajo a voltar aos seus bairros, voltar a lugares que ninguém vai, e ensinar”, disse.
O executivo recebeu no palco representantes de iniciativas parceiras, como a CDI que ensina computação e empreendedorismo digital para jovens carentes, e os responsáveis pelo eFit Fashion, projeto de um grupo da USP, que permite criação automatizada de moldes de roupa e vencedor do Imagine Cup em julho. Satya Nadella disse ainda acreditar no potencial inovador do país, e sugeriu: “Muitos (aqui) vão encontrar soluções que irão resolver problemas globais”, disse.
Satya Nadella falou também sobre a tecnologia de armazenamento em nuvem. Segundo o CEO, além de ser uma “mudança de paradigma” na forma como a companhia cria seus produtos, a tecnologia tem como valor principal a mobilidade. “Não mobilidade para um único dispositivo, mas mobilidade para as pessoas”, completa. “Isso é possível apenas pela nuvem”, encerra.
Ambiente de trabalho do futuro
O executivo também comentou a visão da Microsoft sobre o ambiente de trabalho do futuro, inserido em um mundo de computação densa e economias em retração. “Fundamentalmente
Windows: qual o melhor de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
É uma filosofia interna que vem ganhando corpo com os últimos lançamentos da companhia: o Windows 10 funciona nativamente em uma gama de dispositivos, entre PCs, tablets e smartphones, enquanto o pacote Office 2016 traz na bagagem ferramentas de trabalho em grupo e facilita o compartilhamento de arquivos – nada de muito novo para quem usa serviços como o Google Drive, mas ainda assim um passo importante para a empresa no mundo da nuvem.
“Nós acreditamos que a tecnologia digital pode empoderar qualquer pessoa, mas pode ser amplificada ao conectar pessoas no contexto de organizações”, finaliza o CEO.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dia das mães: veja os melhores presentes tech para comemorar o dia
- Como o Microsoft Edge pode ser um ótimo leitor de PDFs no Windows 10
- Como mudar os aplicativos padrão do Windows 10
- The Last Guardian ganha data de lançamento no PS4 após anos de espera
- Microsoft Edge: como adicionar e gerenciar favoritos no celular
- Como o feedback e as cr?ticas dos usu?rios influenciam no Windows 10
- Epic Seven: veja tier list com os melhores personagens do jogo mobile
- Samsung deve lançar linha Galaxy O, diz site
- Como enviar um link pelo WhatsApp no iPhone, sem copiar e colar?
- Lista reúne os Home Theaters com melhores preços da Samsung, Sony e LG