O fim do ano é um momento de celebração e, para isso, nada melhor do que as fotos para guardar recordações. Esses momentos são, muitas vezes, registrados nas redes sociais como o Facebook, o problema é que essa exposição pode se tornar inconveniente em alguns momentos. Saiu com uma cara horrível na foto que te marcaram ou não queria que certa pessoa visse aquela publicação? Evite aborrecimentos com as recomendações do Facebook contra o overshare, ou excesso de exposição.
Facebook: como sobreviver a um término de namoro sem excluir sua conta
O que é o oversharing?
Você usa em excesso a Internet e publica mais do que devia nas redes sociais? Compartilha todos os momentos da sua vida e acaba gerando um excesso de exposição pessoal? Isso é que hoje em dia chamamos de “oversharing”. Sharing, do inglês, se refere a “compartilhar”. Já “over”, também do inglês, é referente a “passar do limite”, extrapolar, excesso... Ou seja, o ato de se expor demais na rede social.
Ficou interessado em evitar oversharing? Confira as dicas do próprio Facebook:
1. Cuide suas configurações de privacidade
O Facebook possui diferentes formas de filtrar quem vai ver o conteúdo compartilhado. Para editar essas configurações, clique no ícone de cadeado, na barra superior da página. Você verá um menu, no qual é possível definir quem pode ver seus posts e encontrar a sua conta no sistema de busca.
Uma das formas de garantir que o que você compartilha não vai cair em mãos erradas é restringir suas publicações para amigos. Desta forma, pessoas que não têm você adicionado (desconhecidos e amigos de amigos) ou não usam a rede social não vão poder acessar suas informações, fotos e vídeos.
2. Filtre quem pode acessar conteúdos específicos
Mesmo que as configurações de privacidade geral restrinjam o alcance de seus conteúdos e evitem que pessoas de fora o visualizem, ainda existem certos posts, fotos ou vídeos que queremos excluir de pessoas específicas círculo de amizade, como chefes ou ex-namorados(as), conhecidos e familiares.
Felizmente, o Facebook possui uma ferramenta que permite criar uma lista com pessoas selecionadas que poderão ver um determinado conteúdo. Para usar esta opção, clique no menu - ao lado do botão “Publicar” - para abrir o menu e, em seguida, clique em “Mais Opções” e “Personalizado”.
3. Use grupos de discussão
Os grupos de discussão podem ser usados para aproximas pessoas que mantém interesses em comum, mas que não necessariamente são amigas. Neles, é possível discutir tópicos específicos e postar conteúdos relacionados ao tema, sem que eles sejam disponibilizados para outras pessoas lerem. Veja como fazer para criar um grupo no Facebook.
4. Gerencie suas configurações de marcações
Por mais cuidado que um usuário tenha ao compartilhar o conteúdo próprio, sempre existe o risco de outra pessoa postar algo embaraçoso, que por sua vez chegará até àqueles que não deveriam ver.
Estes acidentes geralmente ocorrem devido às marcações do Facebook, que adicionam o conteúdo ao feed do usuário e o tornam disponíveis para outros amigos. A rede social está ciente do problema e possui uma ferramenta que permite selecionar quais conteúdos compartilhados serão mostrados na timeline. Preparamos um tutorial que ensina a mexer no registro de atividades da rede social.
5. Crie álbuns de fotos privados
Compartilhar fotos pelo Facebook é uma forma rápida e prática de mostrar novidades para seus amigos. Mas, assim como outros tipos de posts, há imagens que você pode não querer que fiquem públicas.
Para evitar este aborrecimento, a rede social permite criar álbuns de fotos privadas, cujo conteúdo só pode ser acessado por pessoas selecionadas por você. Para usar esta função, basta clicar no botão ao lado de “Publicar”, na tela de criação do álbum, e definir quem pode ter acesso às fotos ou álbum.
O Facebook alerta que, mesmo que o álbum seja privado, ele ainda estará sujeito às regras da rede social, que proíbe, por exemplo, cenas de nudez, violência e outros limites na rede social.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fone de ouvido Blitzwolf BW-FYE7 vale a pena? Saiba tudo sobre o modelo
- WhatsApp volta a funcionar após bloqueio de 24 horas
- Lista traz os melhores defensores de Fifa 16 com Thiago Silva no topo
- PicPay Universitário: o que é e como funciona a conta universitária?
- Aplicativo para abrir docx: cinco opções para editar arquivo do Word
- TP-Link AX10 ou Huawei AX3? Compare os roteadores Wi-Fi 6 no Brasil
- Microsoft vai unificar apps do Skype para Windows; entenda o que muda
- Galaxy Note 9: saiba 10 coisas que a S Pen pode fazer
- Cinco apps para ativar a câmera do seu computador e tirar fotos
- Como bloquear sites no roteador da Intelbras