Após o Facebook Flat atualizar e inserir um botão para descobrir quem visualizou seu perfil, a função foi retirada do plugin nesta quinta-feira (19). De acordo com o desenvolvedor da extensão para Chrome, Rof Tentik, a remoção da ferramenta foi motivada por diversas críticas e pressão da rede social. A maior delas, do próprio Facebook. A rede social está bloqueando todos os links que encaminhavam para o plugin (incluindo o link da Chrome Web Store).
A função "Profile visitors" prometia revelar os vinte usuários que mais visitaram seu perfil. O critério utilizado para eleger os stalkers não foi revelado. Segundo Tentik o recurso já existe dentro do próprio Facebook. "Essa é uma função escondida no Facebook e ninguém pode vê-la no código-fonte. O que eu fiz foi criar uma interface para isso", alega.
Ainda na noite de quarta-feira (18), O Facebook Brasil enviou uma nota informando que, para usar a API da rede social, os apps devem respeitar as normas impostas a todos os desenvolvedores de aplicativos e plugins. Em resumo, não é possível mudar a rede social ou oferecer algo a mais. O que não ficou claro, porém, é se os desenvolvedores do Facebook Flat violaram as regras mostrando esses dados ou se, de fato, o plugin respeita a API e não oferece informações reais dos contatos de membros.
"Todos os aplicativos e sites que utilizam a nossa API devem seguir as nossas Políticas de Plataforma", informou um porta-voz do Facebook.
Após fazer sucesso na quarta-feira (18), os usuários que tentam usar o Facebook Flat nesta quinta-feira (19) encontraram problemas. Parte percebeu que o botão sumiu, outros tentaram acessar mas o botão passou a não responder. Em testes feitos pelo TechTudo, depois de não encaminhar para nenhuma página, o menu do Facebook Flat voltou a funcionar, mas sem a ferramenta que dedura os visitantes.
De acordo com Tentik, o problema com o Facebook vai além da função que mostra quem viu o seu perfil. A rede social já estava tentando retirar o plugin do ar por causa da remoção de anúncios.
A extensão está disponível apenas no Chrome e muda totalmente o layout do Facebook. A barra de menus do lado esquerdo fica maior e, além da ferramenta para mostrar os visitantes, o app permite remover anúncios e acessar os aplicativos, curtidas e notificações, tudo de um jeito renovado. O Facebook Flat apareceu em agosto deste ano, de forma inocente, apenas mudando o visual do site.
O que não ficou claro, porém, é como
Dica: Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas
O fato é que a atualização do Facebook Flat assustou. Em alguns posts na rede social, muitas pessoas lembraram da função que fez sucesso no Orkut. No Flat, para usar a ferramenta é preciso baixar e instalar o plugin no navegador. Quem não tiver a extensão, não descobre quem viu seu perfil. Vale fazer o teste enquanto ainda há tempo.
Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- TikTok, WhatsApp e Facebook estão entre apps mais baixados de outubro
- Como usar o DreamLab, app que ajuda a curar câncer enquanto você dorme
- Confira dicas para mandar bem em Zombi, game de terror da Ubisoft
- Ryzen 7 3700U é bom? Saiba tudo sobre o chip AMD para notebooks
- Microsoft lança Planner; app é um rival do Trello no pacote Office 365
- Firefox: como mudar a cor do nagevador
- Tinder dos famosos? 10 fatos sobre o Raya, app de relacionamento 'para ricos'
- Moto Z2 Play vs LG K10 Power: celulares disputam em preço e ficha técnica
- Como colocar um chip e ativá-lo no Galaxy J2 Prime
- Instagram pode ganhar cara nova: teste mostra novo visual preto e branco