É mais ou menos como comprar um chocolate ou um refrigerante nessas máquinas automáticas, as populares “vending machine”. A diferença é que aqui em Wolfsburg, na Alemanha, você pode comprar um carro zero quilômetro de umas dessas imensas torres de vidro localizadas na Autostadt, a “cidade do carro”; um complexo onde fica a maior fábrica da Volkswagen do mundo.
Os prédios cilíndricos transparentes com quase 50 metros de altura são ícones da cidade fundada do Adolf Hitler em 1938. Por fora, a arquitetura moderna contrasta com as quatro imensas chaminés da central elétrica da fábrica.
Por dentro, o sistema é pura tecnologia. Cada torre tem capacidade para 400 carros distribuídos em 20 andares. As duas estão interligadas entre si e conectadas à fábrica por um túnel subterrâneo de 700 metros. Ou seja, aqui, quando você compra um carro zero quilômetro, ele é ZERO mesmo…
A gente visitou uma das torres por dentro. Em uma caixa de vidro com capacidade para seis pessoas fomos levados ao topo do prédio pelo mesmo elevador que transporta os carros. Lá de cima é possível ter um bela vista panorâmica da cidade e de todo o complexo da Autostadt.
Em 2014, as “Car Towers” entraram para o livro dos recordes. Elas foram reconhecidas como o “sistema de estacionamento automático mais rápido do mundo” na categoria “elevadores extraordinários”. O elevador robótico com precisão milimétrica é bastante rápido; leva apenas um minuto e 44 segundo para transportar novos veículos até o andar mais alto da torre.
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Saiba mais sobre os serviços de streaming de música
- Testamos os acessórios do momento para smartphones; confira
- Sequenciamento de DNA: porque ele pode mudar sua vida
- TI dribla a crise e salários aumentam; fizemos um raio-x deste cenário
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra - 09/02/2019
- Compra e venda de likes e seguidores; fizemos um panorama da situação
- A CES 2019 mostrou que a era da Inteligência Artificial começou para valer. Confira o vídeo
- A polêmica relação entre videogames e a violência
- Veja como será o futuro do trabalho segundo a Microsoft
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra