The Legend of Zelda: Ocarina of Time é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos e, além de sua história densa e impressionante, ele agrada também pelos “easter eggs” e detalhes curiosos. O TechTudo preparou uma lista com 15 fatos interessantes, e alguns até não muito conhecidos, sobre o famoso jogo da Nintendo.
The Legend of Zelda: veja as aparições dos personagens da série em outros jogos
Você sabia, por exemplo, que The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi pensado, no começo, como uma experiência em primeira pessoa? Ou que Epona, a égua que se transforma na grande companheira do Link adulto, tinha tudo para ser utilizada como animal de outro personagem da Nintendo? Confira todas as curiosidades abaixo.
Necessidade do Link “fofo” mudou a história do game
Na concepção do game, inicialmente Link seria somente um adulto. Afinal, para o estilo de jogo de combate com espadas (inspirado no gênero de filmes Chanbara do Japão), ter um personagem adulto faria muito mais sentido. Porém, Shigeru Miyamoto lembrou que havia a necessidade de se ver um “Link fofo”. Daí começou-se a pensar como ter um Link forte para as lutas, mas também um Link “bonitinho”. E o resto é história…
Game em primeira pessoa
Bem no começo do desenvolvimento do game, Ocarina of Time era cotado para ser um jogo em primeira pessoa. No entanto, o famoso designer/produtor Shigeru Miyamoto viu os desenhos de Link e pensou que seria um desperdício deixar o personagem, tão bem feito, sem aparecer tanto. Não poderia ter dado mais certo.
Personagens sem pernas
Quando uma cena de fim de animação em lojas aparece e os atendentes, que ficam atrás dos balcões surgem, se você reparar bem, só consegue vê-los da cintura para cima. A razão para isso é simples: os designers não fizeram as pernas deles. Como eles ficariam sempre atrás de alguma coisa, foram criadas só suas “partes de cima”.
Mais sangue do que o normal
Ocarina of Time é um jogo, em certos momentos, “violento”. Ainda mais para produções da Nintendo. Sabe-se que a empresa tem uma certa política “anti-sangue” nos games, e até o próprio Ocarina of Time teve cenas alteradas de sua produção original para ficar mais “ameno” para o público infantil. Mesmo assim, ao contrário de outros games
Shigeru Miyamoto está no game
O grande “mago” da Nintendo, o japonês Shigeru Miyamoto está em Ocarina of Time. Não como Hideo Kojima em Metal Gear V, mas sim, em uma sutil homenagem. O vendedor de máscaras, Happy Mask Salesman, tem o rosto inspirado nos traços de Miyamoto, criador da série Zelda, e também de outras grandes franquias, como Mario e Donkey Kong.
Polêmica com o Islã
Espalhados pelo mundo de OoT, há diversos cubos, nos quais Links tem que subir para alcançar outros locais mais elevados. Muitos marcados com uma lua e uma estrela. É o mesmo símbolo do Mirror Shield, escudo que Link obtém quando adulto. Isso gerou uma série de problemas com os islamistas, pois parece as bandeiras de Turquia e Paquistão. E para piorar, no momento da entrada no Fire Temple, as vozes assustadoras parecem fazer uma prece islâmica, segundo eles. Por isso, nas versões após a original, feita pro Nintendo 64, tanto o símbolo como as vozes foram alterados.
Músicas famosas na Ocarina
A Ocarina é um instrumento musical, e por isso, além das canções do jogo, você também pode usá-la para “tocar” músicas famosas, como os temas de filmes populares como dos Homens de Preto, Titanic, Simpsons e 007, por exemplo. Neste link, há as instruções, em inglês, para fazer algumas delas.
Navi era apenas um triângulo
A fada que todos amamos odiar, inicialmente, era só um triângulo indicando onde procurar alguma coisa. Mas o designer, Yoshiaki Koizumi, quis dar uma incrementada nas coisas – e pensou: “por que não uma fada?”, afinal, elas já fazem parte da série. Primeiro, era para ela ser uma menina bonitinha, mas seria demais para hardware do Nintendo 64, então ela ficou em um formato “tradicional” de fada. Seu nome é Navi porque ela era um sistema de “navegação” (navigation).
Equipe do game só tinha três pessoas
Quando Ocarina of Time começou a ser desenvolvido, era só “mais um game”, e talvez por isso sua equipe de desenvolvimento fosse bem pequena. Eram apenas três pessoas participando da criação do game: Jin Ikeda, Toru Osawa e Yoshiaki Koizumi. Mas com o passar do tempo, o jogo foi crescendo e, segundo o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, tornou-se um “processo massivo que envolveu a quase todos da empresa”.
Derrote o Skull Kid
Você pode derrotar o Skull Kid, sabia? Quando é criança, somente pode tocar músicas com ele, mas quando for adulto, você pode voltar aos labirintos da floresta e atacá-lo, de espada mesmo. Usando a Biggoron Sword, então, a batalha fica fácil, fácil. Ao derrotá-lo, você ganhará 200 rupees.
Tubarão escondido
O fundo do mar sempre tem surpresas. Neste caso, o “fundo da piscina”. Ao descer no tanque de mergulho do Laboratório no Lake Hylia, você encontrará um tubarão “preso”. Porém, não é possível soltá-lo e não há nada de útil ali.
Toda a ação seria no Castelo
Um dos grandes diferenciais de Ocarina of Time é seu enorme mundo, com vários tipos de cenários para as aventuras de Link. No entanto, Shigeru Miyamoto pensava em toda ação acontecer dentro do Castelo de Hyrule, com várias salas diferentes, mas tudo em apenas um ambiente, como o Castelo da Princesa Peach em Mario 64. Mas felizmente, nem tudo o que o “mago” deseja é feito, e o “mundo aberto” de Zelda: Ocarina of Time tornou-se épico.
Quadros de Mario e Bowser
Ocarina of Time é cheio de referências à série do encanador. No castelo de Hyrule, você poderá encontrar quadros de Mario e Bowser, à esquerda do local onde Zelda espera por Link. Além disso, a placa na entrada da Dodongo’s Cavern é a mesma usada para “trollar” usuários em Mario 64, achando que liberariam Luigi caso pegassem todas as moedas.
Por falar em Mario e Bowser…
O Lon-Lon Ranch é o local com mais referências a Mario. Olhe bem para Talon e Ingo. Eles não se parecem com Mario e Luigi? Além disso, Talon e sua filha, Malon, vestem “abotoaduras” com o rosto de Bowser. E, para completar, a égua Epona, companheira das viagens de Link adulto, foi pensada originalmente para ajudar Mario em Mario 64.
Não, não é possível pegar a Triforce… Mas seria!
Um mito que ficou na história de Ocarina of Time é a presença da Triforce, como um item jogável. Diversas teorias de como pegá-la já rodaram na Internet, mas nenhuma funciona. Porém, nas primeiras versões do game, ela havia sido feita para que Link a obtivesse, como em outros jogos da série. Infelizmente, não se sabe porque na edição final do jogo ela foi removida.
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