O Orkuti é uma rede social brasileira que tem um visual “clonado” do antigo Orkut e, embora muitos estejam chorando o fim da rede social do Google, a versão genérica está comemorando o aniversário de dois anos de lançamento nesta sexta-feira (30). O irônico é que ao fim desta mesma sexta-feira, o Google apaga de vez todo o conteúdo dos servidores do Orkut, encerrando o prazo de download para os usuários. Quem está com saudades das comunidades, depoimentos ou até da “sorte do dia”, a cópia nacional oferece interface em português e acesso gratuito. Há versão web pelo computador e o aplicativo para Android voltou para a Google Play após polêmica, com o nome de Orkuti.One.
Rede social Orkuti comemora dois anos de lançamento no Brasil (Foto: Divulgação/Orkuti)
Desde que foi anunciada a extinção do Orkut em junho de 2014, muitos usuários não se conformaram em perder as ferramentas divertidas e interface amigável, bem diferente do Facebook.
Neste mesmo ano, para a alegria dos fãs da rede social, a versão brasileira Orkuti começou a surgir, com lançamento em 30 de setembro, há exatos dois anos. Criada pelo capixaba Alex Becher, a plataforma foi um sucesso chegou até a sair do ar pelo excesso de acessos no terceiro dia de lançamento, em 2 de outubro de 2014.
Orkuti tem interface parecida com o antigo Orkut do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Em fevereiro de 2015, a rede social já acumulava mais de 150 mil usuários. “Orkuti é mais que uma rede social hoje, é um ponto de encontro de pessoas que vivenciaram momentos que não voltam mais”, disse Becher em uma carta pública sobre o aniversário do site.
O usuário pode conversar com os amigos pelo chat, acessar comunidades, aplicativos, fazer postagens, acompanhar seus depoimentos, montar álbuns de fotos e mais recursos. Para os internautas mais curiosos, a plataforma também mostra quem visitou seu perfil recentemente.
“Somos fãs apaixonados pelo Orkut e a cada dia alimentamos o Orkuti com novas ferramentas que reacendem aquela chama do passado”, completou Becher.