Os novos recursos presentes no iOS 10, versão do sistema liberada pela Apple em setembro de 2016, são bastante interessantes. Elas parecem ter agrado parcela importante dos usuários, mas existe uma queixa recorrente entre os fãs da marca: a vida útil da bateria do iPhone após a atualização. As novas funções do sistema operacional parecem aumentar o consumo da bateria do celular, o que pode se tornar um grande inconveniente. Felizmente, há formas de contornar a situação.
iPhone com iOS 10: conheça as funções especiais do novo teclado virtual
Apesar da tentativa de resolver o problema com o aumento da capacidade de bateria no iPhone 7 e iPhone 7 Plus, os usuários de celulares mais antigos e que atualizaram o iOS podem precisar de alguns truques para otimizar a bateria. Se esse é o seu caso, não se preocupe: a seguir, você encontra uma lista com dicas que vão te ajudar a economizar energia e passar mais tempo longe da tomada.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
1. Usar o brilho no modo manual
Apesar de ser mais cômodo deixar o ajuste do brilho da tela no modo automático, fazer essa configuração manualmente pode aumentar a vida útil da bateria. Isso porque a luz usada pela tela é uma das atividades que mais gastam energia nos smartphones.
Vá em "Ajustes" > "Tela e Brilho" > desative a opção “Brilho Automático”. No campo imediatamente acima é possível escolher uma quantidade de brilho que seja suficiente.
2. Limitar as notificações que aparecem na tela e acendem o display
O iOS atualiza o usuário das novidades dos apps a todo momento, mas diversas notificações que aparecem na tela não são tão necessárias. Ao limitá-las, você poderá poupar mais energia do celular e assim fazer com que a bateria dure mais tempo.
Vá em: "Ajustes" > "Notificações" > e ajuste de acordo com a sua preferência.
3. Desativar atualizações em segundo plano
A execução de tarefas em segundo plano significa que as informações nos aplicativos serão atualizadas sempre que houver conexão com a internet. Essa função, no entanto, faz com que o smartphone gaste mais carga, apesar de ser bastante conveniente.
Para escolher quais apps são fundamentais e quais podem ficar sem as atualizações em segundo plano, vá em "Ajustes" > "Geral" > "Atualização em 2º Plano".
4. Desativar downloads automáticos
O iOS verifica e instala automaticamente atualizações de aplicativos no iPhone ou iPad. No entanto, existe a opção de desativar esse recurso e fazer as atualizações manualmente.
Vá em "Ajustes" > "iTunes & App Store" e desmarque o item "Atualizações". Você também pode desmarcar os itens "Músicas", "Apps" e "Livros e Audiolivros".
5. Usar fones sem fio
De acordo com as especificações da Apple para o iPhone 7 e iPhone 7 Plus, usar fones sem fio ajuda a poupar a vida da bateria. Isso porque esses fones têm a sua própria bateria e, por isso, não utilizam a carga do telefone – ainda que o consumo seja pequeno. Confira algumas opções de fones sem fio.
6. Colocar em modo de Economia de Energia
O Modo de Pouca Energia diminui o processamento do iPhone e desativa recursos em segundo plano e alguns efeitos visuais, garantindo até três horas adicionais na bateria. O recurso é interessante para otimizar ao máximo a autonomia do celular, portanto, se você já sabe que vai passar um longo período sem conseguir carregar seu aparelho, se antecipe e utilize esse recurso.
Para acessá-lo, vá em "Ajustes" > "Bateria" e ative o "Modo de Pouca Energia".
7. Desativar os serviços de GPS
Muitos aplicativos usam o GPS sem que o usuário, e em muitos dos casos esse serviço de localização não é necessário. Caso você queira escolher quais programas podem ter acesso à sua localização – e por consequência, acionar o GPS –, vá em "Ajustes" > "Privacidade" > "Serviços de Localização".
8. Desativar a pesquisa automática de Wi-Fi
Esta dica impedirá que o seu aparelho procure automaticamente por redes disponíveis. Essa pesquisa pode ser útil em alguns momentos, porém aumenta o consumo de bateria e só deve ser utilizada quando necessário.
Vá em "Ajustes" > "Wi-Fi" e desmarque "Solicitar Conexão".
9. Desabilitar as animações
Desligar as animações do iOS 10 não só vai poupar bateria como também vai evitar tratamentos no dispositivo, uma vez que sem esse recurso o sistema roda com mais facilidade.
Vá em: "Ajustes" > "Geral" > "Acessibilidade" e desmarque "AssistiveTouch".
10. Ativar o Bluetooth só quando for usá-lo
Alguns usuários deixam o Bluetooth ativado para facilitar a localização de dispositivos compatíveis. Só que mesmo quando não há nenhum aparelho conectado, o celular continua buscando o sinal de outros gadgets de tempos em tempos. Isso faz com que o consumo de energia aumente, por isso a dica é ligar a função apenas quando for usá-la.
Vá em "Ajustes" > "Bluetooth" e desative a chave, conforme a imagem abaixo.
Também é possível acessar o ajustes pelo "Centro de Controle": arraste o dedo de baixo para cima, em qualquer tela, e o ícone de Bluetooth estará entre as opções na caixa de controle que vai surgir.
Um bônus: coloque em Modo Avião em casos extremos
Ao colocar o dispositivo em Modo Avião, o recurso corta toda a comunicação por ondas eletromagnéticas, como Wi-Fi, Bluetooth e rádio, que são os grandes vilões na drenagem de carga do seu smartphone. Por isso, para tentar ganhar mais tempo com o celular sem carregar, vá até "Ajustes" coloque-o em modo avião.
Atualização para o iOS 10, novo sistema da Apple, vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como calcular nota do Enem de acordo com a TRI? Simulador ajuda a descobrir
- Como ver as letras das músicas no Spotify pelo PC
- Samsung lança emulador que deixa iPhone com cara de Galaxy
- Snapdragon 700 traz inteligência artificial para smartphones mais baratos
- Conheça fones de tradução simultânea e mais tecnologias revolucionárias
- Descontos em loja virtual tem GTA 5 por menos de 50 reais; veja todos
- Globo Play ganha programação ao vivo da Globo Nordeste
- Como transformar celular Windows Phone em roteador
- Lucro do FGTS: como consultar saldo e rendimento no aplicativo
- Como jogar X-Plane 11 no PC