O Facebook está trabalhando em uma ferramenta de censura, é o que diz o renomado jornal americano The New York Times, em artigo publicado na última terça-feira (22). Os esforços de Mark Zuckerberg em novas ferramentas de bloqueio na rede social fazem parte de seus planos de voltar à China, país com regime de governo extremamente fechado e que já expulsou outros serviços de suas fronteiras, como Instagram, YouTube, Gmail e outros serviços Google.
Black Friday: Como bloquear posts sobre compras e lojas no Facebook
Desde 2009 o Facebook não atua na China de maneira oficial. Obviamente, que os cidadão chineses interessados em usar a rede social criada por Zuckerberg se valem de outras formas de acesso, como proxy e redes criptografadas — ou ainda versões chinesas dos apps mais famosos.
Como vai funcionar?
A ferramenta de censura que o Facebook estaria a desenvolver, segundo o NYT, seria usada apenas no mercado chinês — o que tranquiliza os usuários de outros países. O recurso atuaria como uma forma de facilitar a moderação ou censura de determinados assuntos por parte do governo. Sendo assim, agências reguladoras poderiam usar softwares para bloquear links e notícias que tratassem de temas que desagradam o governo chinês — o que é no mínimo polêmico.
Atualmente, tal ferramenta é apenas um projeto, que vai sendo implementado nos servidores do Facebook de forma gradual. Zuckerberg, em uma sessão de perguntas e respostas, disse que “é melhor para o Facebook ser parte de um canal de conversação, mesmo que ele não seja totalmente aberto”. Isso também explicaria os motivos que levam Zuckerberg a estar aprendendo mandarim e viajando constantemente para a China, bem como se reunindo com seus principais líderes.
Sendo assim, o Facebook ficaria livre para atuar na China — e aumentar seu faturamento com anúncios — sem violar qualquer termo do governo ou de seus departamentos. Toda censura ocorreria de forma automática e baseada na programação dos algoritmos que seriam embutidos no código. Apesar de controversa, esta parece ser a única forma do Facebook entrar legalmente no gigante mercado chinês, que para muitos é equivalente a uma mina de ouro.
A população da China gira e
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Moto G 3: como colocar música no celular da Motorola
- The Sims, Batman, Duke Nukem: veja as melhores fases de Natal nos games
- CBLoL 2018: confira estatísticas interessantes do primeiro split
- Injustice 2 vem para Xbox One e PS4 com heróis de armaduras
- Lista tem 15 dicas de sites e apps do Google pouco conhecidos e úteis
- Como ampliar a área de trabalho do MacBook com um iPad
- Review The Last of Us 2: série volta madura e com enredo que surpreende
- Como desfazer o jailbreak no iPhone ou iPad
- Processador para notebook: conheça as melhores opções antes de comprar
- Piczoo para iPhone: como escrever sobre fotos salvas no celular