Uma falha no Twitter após a cerimônia de posse de Donald Trump na sexta-feira (20) fez com que mais de 500 mil usuários da rede social começassem a seguir o atual presidente dos Estados Unidos automaticamente. Ao passar a conta @POTUS (sigla, em inglês, para President of the United States) para Trump um problema no microblog fez com que os antigos seguidores de Barack Obama, que agora ganhou o perfil @POTUS44, começassem a seguir o empresário republicano.
Obama foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a usar o Twitter, portanto o processo que envolve mais de 13 milhões de seguidores de uma conta institucional nunca havia sido feito pelo microblog. Ao organizar a transição, usuários que seguiam apenas o atual @POTUS ou o @POTUS44 passaram a acompanhar os dois perfis involuntariamente.
Transição da conta @POTUS para Trump após adeus de Obama teve falhas (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
Após afirmar que estava investigando a falha, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, publicou em seu perfil pessoal (@Jack) no sábado (21), por volta de 23h no horário de Brasília, que o problema de transição de seguidores já estava resolvido — depois de horas de trabalho. Dorsey pediu desculpas aos usuários atingidos e afirmou que o bug foi grave e também afetou as contas do vice-presidente (@VP), do porta-voz do governo (@PressSec) e da primeira-dama (@FLOTUS).
Todos os perfis agora serão atualizados pelos membros do governo Trump, enquanto os tweets da gestão de Obama ficarão arquivados em contas marcando o 44º presidente dos Estados Unidos. Ou seja: @VP44, @PressSec44 e @FLOTUS44. As três contas, além do perfil do presidente (@POTUS44), serão mantidas pela Administração Nacional de Arquivos e Registros (NARA) dos EUA.
CEO do Twitter assumiu o erro e pediu desculpas aos usuários (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
Após resolver a falha, o perfil @POTUS, antes com 13 milhões de seguidores, passou a marcar 14,3 milhões de usuários acompanhando seus posts. Donald Trump já publicou na conta mensagens sobre a cerimônia de posse e os compromissos do fim de semana. Já o perfil arquivado de Barack Obama contabiliza 14,5 milhões de followers obtidos ao longo do seu governo.
Contas pessoais ativas
Apesar de cuidar agora da conta @POTUS, Donald Trump também possui uma página pessoal (@realDonaldTrump) com mais de 21,5 milhões de seguidores. Assim como Barack Obama fez durante toda a gestão ao publicar tanto no perfil institucional como no pessoal (@BarackObama), com 83 milhões de followers, o novo presidente dos Estados Unidos poderá fazer o mesmo.
Contas no Twitter de Trump e Obama já foram atualizadas e cada um mantém um perfil pessoal (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
... strong> Ao longo de todo o sábado e domingo usuários ainda reclamavam no Twitter da transição de contas dos presidentes americanos. Segundo os internautas do próprio microblog, mesmo após o CEO da rede social afirmar que o problema estava resolvido, eles continuavam seguindo os perfis que não optaram por acompanhar. Em resposta, Jack Dorsey afirmou que vai analisar os casos.
Reclamações sobre contas @POTUS e @POTUS44 continuam (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)