Smartphones são artigos proibidos dentro de sala de aula, certo? Não mais. Pelo menos essa é a regra defendida pelo Google, por pesquisadores e várias mentes empreendedoras que se reuniram na última segunda-feira (07/08) no Educação 360 Tecnologia, que aconteceu no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. O evento debateu educação e tecnologia e trouxe grandes desafios enfrentados por educadores e alunos em um mundo cada vez mais conectado. O mais interessante foi conhecer casos bem-sucedidos de escolas que já utilizam aplicativos, sites e até Realidade Virtual como instrumento de ensino.
E não é preciso ir muito longe. Responsável pela área de Educação do Google para a América Latina, Rodrigo Pimentel contou em entrevista ao TechTudo histórias de escolas brasileiras que usam o Cardboard e o Google Expeditions para conhecer diversas cidades do mundo. "O professor pode acessar cerca de 600 viagens ou expedições para levar os meninos usando Realidade Virtual. Eles podem ir para o Taj Mahal, para a Muralha da China, para ver tubarões em praias do Caribe. Tudo sem precisar se deslocar fisicamente para lá", explica.
A iniciativa faz parte do Google For Education, projeto que disponibiliza recursos da Gigante de Buscas para professores e alunos do mundo todo. "Tudo surgiu por demandas dos próprios professores, há mais ou menos 8 ou 9 anos. Eles vieram pedir ajuda porque precisavam organizar as coisas, porque os alunos estavam chegando com as respostas prontas. Naquele momento a gente percebeu que já tinha plataformas que poderiam ser usadas por esses profissionais." Além da Realidade Virtual, as instituições têm acesso ao Gmail, ao Google Drive - com armazenamento ilimitado - ao Google Earth e ao Google Classroom, ferramenta onde os mestres disponibilizam tarefas online para os estudantes.
Segundo Rodrigo, a adesão no Brasil é forte e metade dos estados brasileiros já tem acesso às ferramentas do Google e as usam fortemente. "A adesão é quase que viral, um professor fala com o outro e assim funciona." Todos os serviços são gratuitos.
Como baixar Google Chrome no Internet Explorer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
Outro caso de sucesso implementado no país é o Escola Digital. Com um visual intuitivo inspirado no YouTube e Facebook, a plataforma reúne 18 mil recursos digitais, como jogos, videoaulas e até ferramentas de programação, disponíveis para estudantes e educadores. "Nosso maior objetivo é apoiar professores na incorporação de objetos digitais de aprendizagem, mas criando situações mais engajadoras para os alunos", explica Maria Slemenson, gestora de projetos educacionais no Instituto Natura, uma das organizações que promove o Escola Digital.
Apesar dos avanços, o desafio de levar tecnologia para as escolas enfrenta obstáculos estruturais para sua implementação. Para driblar a falta de conectividade em muitas instituições no Brasil, por exemplo, o Escola Digital disponibiliza mais de 8 mil recursos offline, que podem ser baixados e salvos em um pendrive.
Para o Google também não é diferente: a maior dificuldade para levar as tecnologias para as escolas ainda é a conectividade. "Conectividade pode fazer realmente t
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Impressoras 3D da HP chegam ao Brasil com foco na indústria; veja
- Como tirar selfie panorâmica com o Samsung Galaxy S8
- Mortal Kombat 11 ganha vídeos com lutas de Rambo vs Exterminador
- Age of Zombies: como jogar o tiroteio de zumbis através do tempo
- Mini fone de ouvido Bluetooth: conheça cinco modelos à venda no Brasil
- WifiMapper: encontre redes Wi-Fi sem senha por perto e conecte seu iPhone
- Como fazer anotações à mão em páginas e imagens no Google Keep
- xCloud, com jogos de Xbox para Android, chega ao Brasil em fase de teste
- Daily Mix: Spotify cria 'playlist infinita' com músicas preferidas e novas
- Como passar da parte do navio em Resident Evil 7