O Nova Launcher é um dos principais aplicativos de tela inicial para celulares Android por conta das inúmeras opções de personalização, além de um sistema de backup eficiente. O app permite criar um arquivo contendo todas as modificações feitas pelo usuário, incluindo ícones, pastas, animações e gestos aplicados à home.

É possível salvar na memória interna ou em locais como o Google Drive, que mantém os dados seguros para serem usados mais tarde até em outro aparelho. Veja nas linhas abaixo como gravar suas configurações do Nova e recuperar depois.

Aprenda a fazer backup de personalização do Nova Launcher no Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Como fazer backup

Passo 1. Depois de personalizar a interface do Android com ajuda do Nova Launcher, acesse as configurações do aplicativo e navegue até a opção “Backup e importação de configurações”. Em seguida, toque em “Backup”.

... 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">

Acesse as configurações de backup do Nova Launcher no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Use o campo de texto para nomear o seu backup. Por padrão, o Nova Launcher usa data e hora da gravação, mas é possível escrever qualquer coisa ali, como o nome do seu smartphone. Depois, decida como deseja salvar o arquivo. As opções “Armazenamento do dispositivo” e “Armazenamento de documentos” usam a memória interna do celular. A diferença é que a segunda escolha permite definir o local exato no explorador de arquivos.

Nomeie o backup do Nova Launcher e selecione o local de salvamento no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Use a opção “Compartilhar” para enviar o backup para outro lugar, como uma pasta do Google Drive ou o seu armazenamento pessoal do Telegram.

Envie um backup do Nova Launcher para a nuvem do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como restaurar

Passo 1. No mesmo menu “Backup e importação de configurações”, selecione “Restaurar ou gerenciar backups”. Se o arquivo estiver guardado na memória interna, ele será mostrado logo de cara no Nova Launcher. Toque para restaurar ou clique no menu de “três pontos” para obter opções de renomear, excluir ou enviar.

Restaure um backup armazenado no celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Se o backup tiver sido salvo na nuvem do Google Drive, OneDrive ou outro serviço compatível com o explorador de arquivos do Android, toque na opção “Procurar” e navegue no menu lateral até encontrar a pasta apropriada.

Procure por backups do Nova Launcher salvos na nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Independentemente do local escolhido para guardar o backup, o único requisito é ter o Nova Launcher instalado no celular para restaurar uma interface anterior. Nesse caso, basta abrir o arquivo de salvamento e autorizar o app a reconfigurar a tela inicial. As mudanças são aplicadas na hora.

Abra um arquivo de backup para recuperar uma personalização do Nova Launcher (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como personalizar a tela do android e deixar meu celular mais rápido? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo