O Evernote é uma ótima ferramenta para quem trabalha com textos e notas frequentemente. O aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) oferece flexibilidade para criar anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados com cores e em lista, com anexos e desenhos feitos à mão.

O app ainda permite adicionar datas de lembrete aos itens anotados, além de incluir etiquetas para ajudar a pesquisar mais tarde pelo conteúdo desejado. Confira, nas linhas abaixo, um guia completo para usar as funções básicas do Evernote no smartphone.

Aprenda a usar as dez funções mais básicas do Evernote no celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

1. Como criar um caderno

O Evernote cria um caderno padrão para reunir anotações do usuário, como um bloco de notas. Entretanto, é possível criar outros para manter suas informações mais organizadas. Acesse o menu lateral do aplicativo e toque em “Cadernos”. Use o menu superior para acessar a função de adição de cadernos e defina um nome para criar.

... 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">

Crie cadernos para organizar anotações no Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Adicionar notas ao caderno

Dentro de um caderno, toque no sinal de “mais”, na parte inferior da tela, para obter uma lista de opções. O atalho é útil para criar lembretes, anexos e outros itens rapidamente. Para criar uma nova nota, use o primeiro botão. Ao definir um nome, a nota será salva no caderno.

Crie uma nova nota dentro de um caderno do Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Mover ou excluir notas

O Evernote permite excluir ou mover notas para outros cadernos a qualquer momento. Para isso mantenha a anotação pressionada para selecionar e use os botões na parte superior para executar ações. Ao apagar, o item é levado à lixeira e pode ser recuperado depois. Para mudar a nota de lugar, basta escolher outro caderno e toque em “Mover”.

Mova notas para a lixeira ou para outros cadernos do Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Definir data

Com uma nota aberta, use a ferramenta de data para definir um prazo. Toque no ícone de relógio, selecione “Definir data” e escolha dia e hora para ser lembrado sobre um texto ou relatório que precisa ser finalizado em breve.

Defina um prazo para uma nota e crie um lembrete automático no Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Escolher etiquetas

Outro recurso importante de organização do Evernote são as tags. Toque no símbolo de etiqueta da nota para categorizar o conteúdo. A função é essencial para definir temas para notas guardadas em um mesmo caderno. Um bloco de anotações do dia a dia pode conter, por exemplo, listas de compras de supermercado ou materiais para a reforma da casa.

É possível adicionar várias tags e uma mesma nota. Ao inserir algo como “gastos de dezembro” a um item, é possível filtrar depois todas as despesas do período. A dica é encontrar o equilíbrio entre tags e cadernos para organizar as anotações.

Organize suas notas com tags do Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6. Mudar a formatação do texto

Na hora de escrever notas, o Evernote oferece um conjunto razoável de formatação. Toque na ferramenta de texto do menu superior para habilitar uma barra de edição. Além dos tradicionais modificadores de negrito, itálico, sublinhado e tachado, há opções de tópicos, numeração, marca-texto colorido e outros.

Formate o texto das notas do Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7. Inserir anexos

É possível anexar arquivos relacionados a uma nota facilmente no Evernote. O app permite adicionar foto, vídeo, áudio, documentos e outros itens no corpo da anotação. Entre outras aplicações, o recurso é útil para estudantes. É possível, por exemplo, inserir fotos do quadro e áudio do professor (gravado pelo próprio aplicativo) no meio do texto corrido digitado pelo aluno.

Adicione áudio, vídeo, documentos e outros arquivos e uma nota do Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8. Criar listas

Embora os “bullet points” permitam criar listas simples, o Evernote também permite converter texto em lista com checkbox do lado. Selecione o texto desejado, toque na ferramenta de lista do menu de edição e use as caixas para marcar produtos comprados no supermercado ou tarefas executadas no dia a dia.

Crie listas com checkbox no Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

9. Escrever à mão

O Evernote conta com ferramenta de escrita e desenho, ideal para uso em tablets ou smartphones como o Galaxy Note 8. Acesse a função de anexo e selecione “Escrita” para abrir um painel em branco. Escolha a cor da caneta na parte superior.

Acesse a ferramenta de escrita à mão do Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escreva no espaço em branco e use o botão inferior para adicionar páginas. Arraste com dois dedos para rolar a página. Ao concluir, volte para ver o desenho ou escrita à mão inserido no corpo da nota.

Escreva ou desenhe na tela e insira no corpo da nota do Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

10. Pesquisar na nota

A principal vantagem de usar uma ferramenta de anotação digital como o Evernote é poder encontrar qualquer conteúdo em uma fração de segundo. Em vez de folhear cadernos e blocos de notas físicos em busca de informações, o aplicativo permite digitar palavras-chave para localizar notas relacionadas na hora. É possível usar a busca dentro de uma nota, de um caderno ou na tela inicial do aplicativo (busca universal).

O Evernote Premium, que exige pagamento mensal, inclui nas buscas até o conteúdo dentro de arquivos anexados a notas, como PDFs e documentos Word.

Pesquise dentro de notas, cadernos ou na tela inicial do Evernote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo