O Google se manifestou sobre a grave falha de segurança em processadores revelada nesta quarta-feira (3) — vulnerabilidades conhecidas como Meltdown e Spectre. Em nota, a empresa divulgou que está tomando as medidas necessárias para proteger os usuários dos sistemas operacionais Chrome OS e Android, além dos aplicativos Google Apps e outros produtos e serviços.

No caso do Chrome, a empresa revelou que o navegador possui um recurso experimental que ajuda a mitigar a falha enquanto a correção definitiva não sai — isto só deve acontecer em 23 de janeiro, na versão 64 do software. Para se proteger agora mesmo, você pode ativar uma ferramenta chamada "Strict site isolation". O recurso está disponível para usuários de Windows, macOS, Linux e Android. Confira os detalhes no passo a passo a seguir.

Google se manifesta sobre falha de segurança envolvendo processadores (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Passo 1. Digite “about:flags” (sem aspas) na barra de endereços do Chrome e pressione Enter;

... 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">

Acesse a página de recursos experimentais do Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Localize o item “Strict site isolation” e, logo abaixo, clique em “Ativar”;

Ative o recurso indicado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na parte inferior da janela, você será informado de que as alterações só entram em vigor após reiniciar o Google Chrome. Clique em “Reiniciar Agora”.

Reinicie o Chrome para aplicar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Outros produtos e serviços

Ainda segundo a nota, o Google afirma que a falha é difícil de ser explorada e bastante limitada na maioria dos dispositivos Android. A empresa disse que o problema foi parcialmente corrigido em uma atualização de dezembro e continuará distribuindo novos updates para reforçar a segurança. Os smartphones das linhas Nexus e Pixel já foram atualizados.

Produtos e serviços como o Google Home, Chromecast, Google Apps/G Suite e Google Cloud não foram afetados pela falha e estão protegidos. Usuários do Chrome OS, a partir da versão 63, também estão seguros. Versões anteriores devem receber uma atualização em breve. Além disso, a empresa esclareceu que apenas Chromebooks com processador não-ARM são vulneráveis, mas a correção será lançada para todos os dispositivos.

Qual é o melhor processador: Intel ou AMD? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo