A Rockstar, respons?vel pela s?rie GTA, ? uma das produtoras que mais se envolveu em pol?micas nos ?ltimos tempos, sendo sempre alvo de campanhas contra a viol?ncia nos jogos. Por outro lado, devemos muito da liberdade atual da ind?stria aos seus esfor?os para sempre expandir limites, o que possibilitou a cria??o de jogos como GTA 5. Conhe?a as maiores pol?micas na qual a Rockstar j? se envolveu.
Rockstar: confira os melhores jogos da empresa por tr?s de GTA
GTA e viol?ncia (1998 e 2001)
A primeira pol?mica em que a Rockstar se envolveu foi com a chegada do GTA original ao Playstation One em 1998. O game j? havia sido lan?ado no PC, sem grande estardalha?o, mas ao chegar no console da Sony poucos meses depois levantou muitas quest?es. GTA foi um dos primeiros t?tulos a n?o retratar o usu?rio como o mocinho, libertando-o como um vil?o que pode atropelar, matar e muito mais. O humor negro do game com certeza o ajudou a desviar de alguns problemas, mas as coisas ainda piorariam.
A viol?ncia de GTA j? tinha levantado pol?mica em seu simples formato 2D, mas as reclama??es s? aumentaram quando a franquia saltou para o 3D. O famoso GTA 3 para PlayStation 2, primeiro da s?rie a trazer um mundo 3D em terceira pessoa, se tornou o alvo principal de grupos contra a viol?ncia nos jogos. A ideia de poder pegar prostitutas e depois espanc?-las para pegar seu dinheiro de volta se tornou uma das maiores cr?ticas na ?poca.
Manhunt com viol?ncia s?dica e homic?dio (2003 a 2004)
Ainda sendo atacada pela viol?ncia de GTA 3, a produtora Rockstar decidiu dar um passo a frente com a s?rie Manhunt. No papel de um criminoso que escapou da pena de morte, voc? ? jogado em uma esp?cie de Reality Show macabro, onde o objetivo dos participantes ? sobreviver e eliminar os outros competidores. O game utiliza elementos de stealth para movimentar-se furtivamente sem ser notado e ent?o executar seus inimigos de maneiras chocantes com armas improvisadas.
A viol?ncia mais voltada para o lado s?dico em Manhunt garantiu que ele recebesse muita aten??o negativa, mas nada comparado ao que viria em julho de 2004. Um adolescente de 17 anos matou seu amigo de 14 com mais de 50 golpes de martelo na Inglaterra, seguido por uma declara??o dos pais da v?tima de que Manhunt teria sido uma influ?ncia no crime. Detetives da pol?cia mais tarde descartaram a conex?o, afirmando que a motiva??o do crime foi roubo para pagar uma d?vida de drogas.
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GTA: San Andreas e o sexo com caf? (2005)
Quando as reclama??es de viol?ncia sobre a s?rie GTA pareciam estar perdendo for?a frente ? avassaladora popularidade do t?tulo, eis que surge um novo esc?n
Apesar de a programa??o para o minigame estar no jogo, os personagens mantinham-se vestidos, pois n?o havia vers?es deles sem roupa. O minigame sequer era acess?vel por vias normais, mas ainda assim houve um grande rebuli?o em torno desta quest?o e da classifica??o et?ria de GTA: San Andreas. O t?tulo acabou sendo reclassificado, de ?Mature? (17 anos) para ?Adults Only?, classifica??o que automaticamente o baniu dos videogames e de v?rias lojas. Rapidamente a Rockstar recolheu essas vers?es do game e lan?ou uma segunda edi??o, sem o c?digo, controlando a crise.
Bully e a tem?tica de bullying (2006)
Sem descansar, a Rockstar preparou um novo t?tulo pol?mico em pouco tempo, chamado Bully, o qual aplicava elementos do mundo aberto de GTA sob um ambiente escolar. O fato de o jogo se basear na tem?tica do Bullying levantou muitas reclama??es de grupos de apoio a adolescentes que sofrem com o problema, por?m o conte?do do game ? relativamente positivo. O protagonista, Jimmy Hopkins, precisa lidar com o bullying na escola e tentar encerr?-lo, mesmo que ?s vezes pare?a que o promove. No Brasil, Bully acabou sendo banido em 2008 por alega??es de que seria nocivo para os jovens.
L.A. Noire e desenvolvedores explorados (2011)
A produ??o de L.A. Noire entrou para o grupo dos jogos com desenvolvimento conturbado, levando sete anos para ficar pronto, por motivos que nunca ficaram realmente claros. Em 2011 uma fonte an?nima, que alegou ser um ex-funcion?rio, fez v?rias den?ncias sobre a produtora australiana Team Bondi, respons?vel pelo game que seria publicado pela Rockstar.
Segundo ele, os empregados trabalhavam em uma jornada semanal de 80 a 110 horas, sem finais de semana, em condi??es abusivas e com pagamentos muito baixos. Foi fornecida ainda uma lista de mais de 130 pessoas que trabalharam no jogo mas que tiveram seus nomes retirados dos cr?ditos por terem sa?do do est?dio. O antigo chefe da Team Bondi, Brendan McNamara, n?o negou as excessivas horas de trabalho, mas n?o comentou muito sobre o resto das acusa??es. No mesmo ano a Team Bondi acabou fechando.
GTA 5 e a cena de tortura (2013)
Um dos personagens mais insanos de GTA 5 ? Trevor, o qual ? baseado nos pr?prios jogadores que gostam de criar o caos em GTA. Em uma cena bastante pol?mica, o protagonista precisa torturar uma pessoa para obter informa??o, o que levou muitos ?rg?os que combatem a pr?tica a emitirem cr?ticas contra o game. Muitas reviews em seu lan?amento tamb?m reclamaram dessa cena.
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