O lançamento do Galaxy S9 ocorreu neste domingo (25), com direito à confirmação de diversos detalhes da ficha técnica que haviam vazado nas últimas semanas: visual semelhante ao do Galaxy S8, câmera com abertura dupla e Samsung DeX em formato de touchpad. Ainda assim, os sul-coreanos conseguiram trazer boas novidades, detalhadas nas linhas a seguir.
Estivemos com o smartphone por algumas horas durante o Congresso Mundial de Dispositivos Móveis (MWC 2018). Logo de cara, declaramos que o S9 tomou a feira para si, enquanto a Samsung começa mais um ano com um produto bastante interessante.
Antes, aquele lembrete básico: todas as especificações dos telefones estão ao fim do artigo.
A tal câmera com abertura dupla
O Galaxy S8, do ano passado, possui uma excelente câmera, capaz de produzir lindas fotografias em ambientes com muita ou pouca luz. O S9 vai além ao empregar uma lente com abertura dupla. Na prática, os engenheiros da Samsung adicionaram um recurso comumente visto em câmeras mais sofisticadas, para que as engenhocas dentro do telefone se ajustem às diferentes condições de iluminação. Acredite, não é tão simples miniaturizar algo assim.
Ainda não tivemos a oportunidade de colocar o S9 à toda prova com condições extenuantes de pouca luz. Mesmo assim, nas demonstrações vistas durante a feira, ficou aquele gostinho de “quero mais”. A câmera principal produz imagens com 12 megapixels, enquanto a frontal utiliza 8 megapixels.
Uma grata novidade tem a ver com o modo de profundidade, agora presente também nos autorretratos. Lembro de criticar a tecnologia similar vista no Galaxy Note 8, que ainda perde para o iPhone, este sim com resultados mais naturais. A Samsung continua apostando nisso, e eu posso dizer que gostei das fotos que tirei de mim mesmo, nas quais o fundo fica desfocado.
A companhia parece ter cumprido a promessa de “reimaginar” a câmera do telefone. O aplicativo oficial para fotografias, no entanto, ficou confuso com tantas opções. Eles deveriam enxugar a interface para que fique mais simples.
Se a Apple tem os Animojis, figuras em 3D que replicam os movimentos do rosto do usuário em tempo real, a Samsung chega com os AR Emojis. Desta vez o celular transforma a pessoa num boneco virtual, replicando-a dentro do smartphone. O resultado final divide opiniões, mas é certo que o Galaxy S9 acerta ao permitir enviar as figuras em formato de GIF. Ou seja, funcionam com todos os aplicativos de chat mais populares.
Quem não quiser desembolsar o preço do S9 (ainda misterioso, mas certamente elevado – a geração anterior desembarcou no Brasil por valores entre R$ 4.000 e R$ 4.400) encontra efeito similar instalando o aplicativo Bitmoji, gratuito nas centrais de download.
Edição com tela maior, o Galaxy S9 Plus tem câmera dupla, com lentes teleobjetiva e grande angular.
O Snapdragon retorna ao Brasil
Nos últimos anos, a fabricante utilizou processador de fabricação própria nos carros-chefes vendidos no Brasil: o Galaxy S7, o Galaxy S8 e o Galaxy Note 8 têm chip Exynos em suas entradas. Com o S9 é diferente: a Samsung volta a usar processador da Qualcomm no mais importante telefone da marca.
Não é qualquer chip, mas sim o Snapdragon 845. Ele foi anunciado no fim do ano passado, com direito a 8 núcleos e desempenho estelar. Os brasileiros, portanto, vão receber equipamento similar ao vendido nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos. Há promessa de maior eficiência energética no novo chip, construído com processo de manufatura de 10 nanômetros. Trocando em miúdos, os componentes são menores, e a energia os perpassa com maior velocidade.
A outra vantagem de usar o 845 tem a ver com telefonia: o chip está pronto para as redes de dados mais rápidas do planeta, com direito a 4G e 4G Plus em velocidades de até 1,2 Gb/s. Quando teremos isso no mercado nacional? Eis aí uma boa pergunta.
O hardware evidencia a diferença entre as edições regular e Plus. Enquanto o Galaxy S9 tem memória RAM de 4 GB, o S9 Plus vem com 6 GB. O gerente de produtos da Samsung Brasil, Renato Citrini, explicou que a RAM turbinada no Plus tem a ver com o uso mais intenso da câmera dupla. Ainda assim, seria bem-vindo se ambos os telefones tivessem 6 GB, até para que haja real aumento em relação ao S8 do ano passado.
Em nosso test drive deu para ver que o Android 8 (Oreo) da Samsung está veloz, com animações consistente e tarefas realizadas sem engasgos. São necessários testes mais aprofundados para bater o martelo quanto a seu desempenho, então por ora o classificamos como promissor.
Áudio avançado
Finalmente a Samsung decidiu pelo som estéreo nas caixas de som. Tanto a saída na parte de baixo do telefone quanto aquela em que normalmente escutamos quando estamos com o telefone perto do ouvido agora projetam som para o ambiente, resultando numa experiência mais imersiva.
No passado, o próprio Citrini disse, em entrevista a este repórter, que o som estéreo não faz tanta diferença. Na ocasião, citei os casos do iPhone e do Xperia, marcas de smartphones que oferecem a tecnologia em alguns modelos. Pois bem, parece que desta vez a companhia entendeu o quanto é importante um som encorpado num dispositivo que nos acompanha no cotidiano.
A fabricante sul-coreana fechou parceria para trazer o selo Dolby Atmos, reconhecido no mercado por trazer para os dispositivos móveis o mesmo conhecimento empregado nas salas de cinema e equipamentos de áudio para a sala de estar.
Para completar, a presença do Bluetooth 5.0 possibilita maior alcance do telefone. Ele continua transmitindo música para o fone de ouvido wireless num maior de até 40 metros, a depender da disposição das paredes. Ou seja, o Galaxy S9 pavimenta caminho para uma geração mais potente dos fones Gear IconX.
Seria o iPhone 8S?
Os rivais da Samsung receberam muitas críticas ao apresentar o visual do iPhone 8, basicamente sem mudanças em relação ao iPhone 7 e ao iPhone 6S. Agora chegou a vez de a linha Galaxy S passar pelo mesmo problema, embora ainda não seja tão evidente.
O S9 e o S9 Plus são praticamente idênticos aos telefones do ano passado. Mesma aparência com metal e vidro; mesmas telas de 5,8 e 6,2 polegadas, com direito à curvatura ergonômica e cantos arredondados; mesmo formato 18:9.
Agora, as diferenças: o leitor de digitais fica embaixo da câmera, na parte traseira, para não correr o risco de colocar o dedo ali por acidente; a altura foi encurtada, uma vez que deixaram as bordas mínimas ainda menores; o Android funciona melhor quando o telefone está deitado (na horizontal, sabe?), inclusive com a possibilidade de colocar dois apps lado a lado e usá-lo numa posição que normalmente lembraria o um laptop.
Este desenho industrial começa a alcançar sua data de validade. Para 2019, esperamos mudanças mais radicais, até para causar o fator surpreso nos consumidores. A Sony sofreu muito com isso – felizmente, trouxe ao congresso o Xperia XZ2, com traseira seguindo linhas mais orgânicas.
Por fim, as cores: foram anunciados acabamentos em preto, cinza (que parece prata), azul e rosa (chamado oficialmente de “ultravioleta”). Todos são lindos.
Resumo da ópera
A Samsung seguiu o roteiro de trazer pequenas melhorias para uma linha de telefones bem-sucedida. O S8, a meu ver, foi o melhor Android do ano passado. Estou curioso para testar o S9 intensamente e comparar os dois dispositivos.
De quebra, os sul-coreanos tomaram da LG a coroa de rainha do Mobile World Congress. Talvez você não se lembre: no ano passado, a Samsung esteve fora da feira, e a LG nadou de braçada com o LG G6, primeiro smartphone com tela em formato 18:9. Pena que chegou ao Brasil custando caro demais.
O Galaxy S9 e o Galaxy S9 Plus estão confirmados para o mercado brasileiro. Apesar de a subsidiária da Samsung não informar preços ou datas, a minha aposta é de que desembarquem no país em abril. A diferença em relação ao lançamento nos Estados Unidos seria similar à vista no ano passado.
“Primeiras impressões” oferecem um primeiro olhar sobre produtos e serviços recém-anunciados. Testes mais aprofundados costumam ser necessários para avaliar quesitos como duração de bateria, experiência de uso ou qualidade de câmera fotográfica.
O jornalista viajou para a Espanha a convite da Samsung
Ficha técnica do Samsung Galaxy S9
- Tamanho da tela: 5,8 polegadas
- Resolução da tela: QuadHD+ (2960 × 1440 pixels)
- Painel da tela: Super AMOLED
- Câmera principal: 12 MP e abertura variável (f/1.5-2.4)
- Câmera frontal (selfie): 8 MP e f/1.7
- Sistema: Android 8 Oreo
- Processador: Qualcomm Snapdragon 845 (8 núcleos)
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento (memória interna): 64 GB, 128 GB ou 256 GB
- Cartão microSD: compatível
- Capacidade da bateria: 3.000 mAh
- Dual SIM: sim (comercialmente chamado de Samsung Duos)
- Telefonia: LTE de até 1,2 Gb/s
- Peso: 163 gramas
- Cores: preto, azul, cinza (lembra prata) e rosa (oficialmente chamado de “ultravioleta”)
- Data de lançamento mundial: 25.02.2018
- Início das vendas nos EUA: 16.03.2018
- Preço nos EUA: indefinido
- Início das vendas no Brasil: indefinido
- Preço no Brasil: indefinido
Ficha técnica do Samsung Galaxy S9 Plus
- Tamanho da tela: 6,2 polegadas
- Resolução da tela: QuadHD+ (2960 × 1440 pixels)
- Painel da tela: Super AMOLED
- Câmera principal (dual): grande angular de 12 MP e abertura variável (f/1.5-2.4); teleobjetiva de 12 MP e f/2.4
- Câmera frontal (selfie): 8 MP e f/1.7
- Sistema: Android 8 Oreo
- Processador: Qualcomm Snapdragon 845 (8 núcleos)
- Memória RAM: 6 GB
- Armazenamento (memória interna): 64 GB, 128 GB ou 256 GB
- Cartão microSD: compatível
- Capacidade da bateria: 3.500 mAh
- Dual SIM: sim (comercialmente chamado de Samsung Duos)
- Telefonia: LTE de até 1,2 Gb/s
- Peso: 189 gramas
- Cores: preto, azul, cinza (lembra prata) e rosa (oficialmente chamado de “ultravioleta”)
- Data de lançamento mundial: 25.02.2018
- Início das vendas nos EUA: 16.03.2018
- Preço nos EUA: indefinido
- Início das vendas no Brasil: indefinido
- Preço no Brasil: indefinido
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dicas para mandar bem em Dragon Ball FighterZ
- Como fazer transmissões ao vivo no Facebook usando o celular
- Aplicativos para comprar comida com desconto; do restaurante ao supermercado
- Review de Crash Bandicoot 4: jogo tem gameplay dinâmica e belos cenários
- Aprenda como eliminar o Berserker no Ato 1 de Gears of War
- FOREO Luna Mini 2: quatro dicas para descobrir se o aparelho é original
- Moto X Style ou LG G4: qual smartphone é o ideal para você?
- Google faz 10 anos de Brasil e revela dez curiosidades no país
- Como converter uma apresentação do PowerPoint 2016 para vídeo
- CS:GO: MIBR ganha novo uniforme para elenco; veja diferenças da camisa