Dream League Soccer 2018 e Real Football são dois dos principais jogos de futebol para celulares. Gratuitos, os títulos de First Touch (para Android, iOS e Windows Phone) e Gameloft (para iOS) são repletos de opções e contam com bons gráficos e jogabilidade. Ainda não se decidiu sobre qual é o melhor? O TechTudo preparou uma comparação entre os dois games, confira.
Jogabilidade e controles
Dream League Soccer 2018 tem a jogabilidade como um de seus pontos fortes. Mesmo sendo um título para smartphones, o jogo preza bastante pela precisão e consistências de seus controles. Além dos movimentos tradicionais, é possível executar dribles e fintas deslizando o dedo pela tela, para passar por adversários com mais facilidade.
Os botões distribuídos pela telo display têm diferentes funções na hora de atacar e defender. Além disso, é fácil se acostumar com o layout. Um dos poucos problemas é que algumas vezes os jogadores de defesa demoram a reagir ao comando de tentar desarmar adversários.
Do lado de Real Football, a história não é muito diferente com bastante foco para a precisão e facilidade ao executar os comandos. No título da Gameloft, os botões têm pequenas etiquetas, que facilitam bastante a tarefa para iniciantes.
Uma das características polêmicas é que a movimentação parece um tanto dura quando comparada aos concorrentes. Isso acontece porque os atletas se movem apenas para oito direções, o que limita um pouco as rotas e dribles.
Modos de jogo
Gratuitos, os dois jogos têm o foco voltado para apenas uma modalidade: uma espécie de carreira com elementos similares aos vistos no popular Ultimate Team, de FIFA 18. Em Real Football ainda dá para disputar amistosos usando equipes inspiradas em times famosos, mas com atletas e uniformes genéricos.
Do lado de Dream League Soccer 2018, cada partida contra a máquina rende moedas. Elas podem ser usadas no mercado de transferências, que conta com jogadores reais. Outra alternativa é encarar players de todo o mundo no modo Dream League Online, no qual você usa o seu time para participar de uma liga pontuada.
Em Real Football, a progressão se dá com o uso de pacotes de atletas, que são obtidos vencendo partidas de temporadas solo. Esses packs podem ser comprados com moedas do game. Torneios online e copas continentais também estão disponíveis, mas precisam ser desbloqueados.
Gráficos e desempenho
Dream League Soccer 2018 conta com gráficos de boa qualidade, especialmente considerando que se trata de uma versão portátil. Jogadores e estádios são bem trabalhados e não chegam a dever muito para versões mais antigas de FIFA e PES para consoles e PCs.
O destaque fica para as animações dos atletas, muito fluidas e variadas para um game de celular. O desempenho é bom, até mesmo em aparelhos mais antigos, ou com hardware limitado.
Real Football tem gráficos de boa qualidade, incluindo texturas de gramado e personagens. O ponto fraco fica para as animações de condução de bola, que são bastante robóticas - problema causado pela movimentação limitada a oito eixos.
Por outro lado, o desempenho do jogo da Gameloft é um dos melhores da categoria, tornando-o a escolha ideal para donos de aparelhos menos potentes que não querem sofrer com travamentos e pouca fluidez.
First Touch Soccer ou Dream League Soccer: qual é o melhor jogo de futebol? Opine no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como comprar e vender jogadores do Ultimate Team pelo Web App do Fifa 16
- Deezer e Spotify criam playlists em homenagem a David Bowie; ouça
- Requisitos mínimos: saiba se o seu Mac é compatível com macOS Sierra
- Como tirar ou colocar a legenda da smart TV Samsung
- CS:GO: conheça meyern, possível substituto de LUCAS1 na MIBR
- Lugares brasileiros são homenageados no CS:GO, Overwatch e mais jogos
- Nintendo Switch terá versão de Fire Emblem Warriors com narrativa de ação
- Jogamos LEGO Worlds, que ganha multiplayer para rivalizar com Minecraft
- Como excluir todas as suas fotos do Badoo de uma só vez
- Fifa 18 terá segunda temporada do modo A Jornada, confirma EA