O Google liberou, nesta quarta-feira (07), a primeira prévia do Android P, voltada apenas para desenvolvedores. Entre as novidades do sistema, estão o suporte ao recorte na tela – visto recentemente no Zenfone 5 –, alguns recursos para Wi-Fi, notificações redesenhadas, mais opções de segurança e as promessas de economia de bateria e melhor perfomance.
A empresa prometeu mais novidades para o Google I/O, que acontece em maio. A seguir, saiba mais detalhes sobre as funções anunciadas junto à primeira prévia da plataforma.
Suporte ao ‘topete’ (notch)
Durante o MWC 2018, tivemos a certeza: a tela notch vai ser uma das principais tendências de 2018. Apesar de ter causado estranheza quando estreou no iPhone X, uma série de fabricantes de telefones com Android anunciaram aparelhos com o entalhe que envolve a câmera no display – como a Asus, que lançou o Zenfone 5. O Android P já tem suporte nativo a esse tipo de painel, permitindo que os aplicativos tragam um design responsivo.
Localização interna
O GPS pode ser excelente para localização em ambientes ao ar livre, mas não tão útil em locais fechados. O novo sistema contará com suporte ao WiFi IEEE 802.11mc, conhecido como Wi-FI RTT., que permite identificar a localização exata do celular ao fazer a triangulação de três ou mais roteadores, sem a necessidade do aparelho se conectar a qualquer uma destas redes.
A tecnologia abre um leque de possibilidades, como permitir ao usuário compartilhar sua localização dentro de um shopping, por exemplo.
Novo tipo de notificação para mensagens
O Android P vai trazer uma nova forma de notificação. O recurso é uma evolução do MenssagingStyle introuzido na versão Nougat. Além de poder responder uma mensagem recebida direto pela notificação, será possível enviar fotos e adesivos sem a necessidade de entrar no aplicativo, bem como receber sugestões de respostas baseado em inteligência artificial.
Preparado para câmeras múltiplas
As câmeras duplas são realidade, e o próximo Android chega preparado para essa tecnologia. O sistema conta com uma API própria para múltiplas câmeras permitindo aos desenvolvedores explorarem recursos como o efeito bokeh e alternar entre um ou outro sensor.
Privacidade e segurança
Conceder permissões de recursos do telefone a aplicativos pode ser um problema. O Android P traz uma função que promete mais privacidade aos usuários. O sistema bloqueia automaticamente os recursos solicitados – acesso a câmera ou microfone, por exemplo – quando o app está inativo.
O sistema também chega com incrementos de segurança para pagamentos por NFC, nova interface de gerenciamento de biometria para aplicativos, além de aprimoramentos na inteligência artificial, e suporte aos codecs HEIF e a vídeos HDR VP9.
Com informações: Google
Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que não devemos fazer com celulares resistentes à água
- iPhone 6S com problema na bateria? Apple anuncia recall de celulares
- Telegram ganha milhões de usuários em um dia após problema do WhatsApp
- O que é Xbox Game Pass? Saiba como funciona o serviço de assinatura
- Relembre os oito maiores vazamentos de dados em 2020
- Robô aspirador Multilaser é bom? Veja preço e avaliação do HO041
- App BrightCam para iPhone tira selfies sem precisar apertar nenhum bot
- IPVA 2019 Pernambuco: como gerar o boleto e pagar no site do Detran-PE
- Plugin h264ify para Chrome e Firefox economiza bateria do seu notebook
- Apple Watch é ‘hackeado’ e usuário muda interface do relógio inteligente