O controle parental do Windows 10 conta com várias funções inéditas em relação às versões antigas do sistema. O usuário pode, por exemplo, acessar as configurações do PC para impedir que crianças acessem sites ou apps impróprios.
Para isso, é necessária a criação de uma conta especial que pode ser ajustada pelo administrador. Além disso, o sistema permite emitir periodicamente um relatório detalhado sobre todas as atividades realizadas pelos filhos no computador. Confira, a seguir, como usar diferentes configurações do controle de pais da Microsoft.
1. Crie uma conta de criança
O Windows 10 conta com um recurso específico para crianças. Acesse as configurações do computador e, no menu “Contas”, crie um novo perfil destinado a uma pessoa menor de idade. Você deverá inserir ou criar um novo e-mail e adicionar o seu endereço ou número de telefone para garantir a recuperaração da conta no futuro. Após criar a conta infantil, clique em “Gerenciar configurações de família online”.
2. Habilite o relatório de atividades
O relatório de atividades é um resumo semanal das ações realizadas pela criança no computador, informando dados como os sites e apps que ela acessou. Vale ressaltar que a janela privada do navegador Edge é desabilitada em uma conta de criança. Veja no passo a passo abaixo como habilitar o envio do relatório para o seu e-mail.
Passo 1. Clique em “Atividade” no painel inicial do gerenciamento de família.
Passo 2. Ative a chave que indica “Sistema de relatório de atividades”.
3. Bloqueie conteúdo inadequado
Passo 1. O próximo passo é configurar bloqueios de sites, pesquisas, apps e jogos. Role a página e clique em “Ativar restrições”.
Passo 2. Ative o bloqueio de cada tipo de conteúdo que deseja. Também é preciso informar a idade do seu filho para que o Windows oculte conteúdos de sites e programas de acordo com sua classificação indicativa.
4. Defina tempo de uso do PC
Passo 1. Acesse a opção “Tempo de tela” e vire a chave ao lado de “Tempo de tela no computador” para ativar o controle de horário de uso do Windows pela criança.
Passo 2. Role a tela para ver o calendário semanal de uso do PC. Os quadrados marcados em azul representam horários permitidos de acesso ao computador pela criança.
Passo 3. Clique em um dia para permitir um horário maior ou menor de uso do computador pela conta de criança.
5. Controle compras online
O menu “Gastos” permite criar uma espécie de conta pré-paga para a Windows Store. Clique em “Adicionar dinheiro” para depositar um valor a ser disponibilizado para a conta de criança. O usuário da conta só poderá comprar apps e jogos de valores dentro do limite imposto pelo responsável.
Aproveite essa lista de dicas para configurar o controle parental no seu Windows 10.
Como corrigir problemas na gravação de telas pelo Atube Catcher com Windows 10? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iOS 11: as novidades da tela inicial e Central de Controle do iPhone
- Gmail: use a opção deslizar para deletar ou arquivar e-mails no celular
- Battlefield Hardline chega ao EA Acess com 10 horas de jogo gr?tis
- Dez dicas para usar o Google Keep
- WhatsApp pode banir contas temporariamente ou para sempre; entenda
- Como editar o seu perfil do iCloud pelo iPhone
- Google Family Link: como monitorar o uso de apps no celular do seu filho
- Como criar um perfil para empresa no WhatsApp Business
- Ukyo é destaque em trailer inédito de Samurai Shodown
- Como usar o Files, gerenciador de arquivos da Microsoft para Windows Phone