O Google aproveitou o lançamento do novo Gmail para anunciar, em conjunto, uma versão repaginada do Google Tasks. A ferramenta de lista de tarefas segue integrada ao cliente de e-mail na web, mas conta um visual reformulado baseado no Material Design, além de novas funções. O recurso passa a ser acessado em uma barra lateral fixa do Gmail para oferecer uma maneira rápida de criar listas simples online. Para anotações mais elaboradas, o Google recomenda o Keep. Veja como usar o software de lista de tarefas no PC.
Passo 1. O Google Tasks não conta com uma página própria. Para acessá-lo, é preciso usar o novo Gmail. Na barra lateral, o Tasks é representado por um ícone de relógio azul com ponteiro branco. É preciso clicar sobre o ícone para abrir o programa no painel à direita.
Clique no ícone do Tasks para abrir a ferramenta dentro do novo Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Depois da mensagem de bem-vindo e clicar em “Primeiros passos”, o Tasks mostra uma interface composta basicamente de um botão para adicionar novos itens. Selecione “Adicionar uma tarefa” para começar sua lista.
Clique na opção "adicionar uma tarefa" para criar novas tarefas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Digite novas tarefas e clique Enter para passar para a linha seguinte e adicionar mais itens. O botão de lápis, que aparece ao passar com a seta sobre os elementos, dá acesso à edição dos principais atributos do item.
Edite uma tarefa no Tasks clicando no ícone de lápis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Na nova janela, é possível adicionar um texto mais longo para detalhar a tarefa. Outra função útil é a adição de subtarefas relacionadas. Clique em “Adicionar data” para definir um prazo de entrega com lembrete.
Adicione detalhes, subtarefas e data para finalização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. As subtarefas ficam listadas também na tela principal. Ao concluir cada atividade, marque os itens para tirá-los da listagem. Qualquer ação pode ser desfeita facilmente em uma notificação no rodapé.
Conclua as tarefas e recupere-as se necessário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 6. Abra o menu da lista (os três pontinhos no canto superior direito do Tasks) para renomear e excluir o conjunto inteiro de tarefas. Em “Atalhos do teclado” o Tasks mostra todos os comandos de acesso rápido disponíveis para PC.
Acesse uma lista de atalho do Google Tasks (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 7. Por fim, clique no nome da lista para abrir o menu principal do Tasks. Selecione “Criar nova lista” para criar tarefas separadamente. Em “Gmail”, é possível acessar as tarefas criadas no Google Tasks antigo.
Crie novas listas e acesse as tarefas do Tasks antigo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)