Antes de prosseguir com a atualização, porém, é importante seguir algumas recomendações para garantir que a instalação ocorra sem problemas e não prejudique o funcionamento da máquina. Na lista a seguir, confira seis formas de preparar seu dispositivo para a chegada do macOS Catalina.
1. Certifique-se de que seu computador é compatível com o sistema
Em primeiro lugar, é necessário verificar se o seu iMac ou MacBook está habilitado a receber a atualização. O macOS Catalina é compatível com os seguintes dispositivos:
Para verificar quais programas rodam em 32 bits, acesse "Sobre este Mac" > Relatório do Sistema. Na barra lateral esquerda, role para baixo até a categoria "Software". Em seguida, selecione "Aplicativos" e aguarde o carregamento da lista. Por último, acesse a coluna "64-Bit" para classificar os programas. Os aplicativos assinalados com "Não" serão incompatíveis com o macOS Catalina.
Caso algum software importante esteja instalado em 32 bits e você queira preservá-lo, vale entrar em contato com o desenvolvedor e descobrir se ele está planejando atualizar o programa. Outra alternativa é procurar um aplicativo em 64 bits com função similar.
3. Libere espaço para a atualização
O macOS Catalina exige pelo menos 2 GB de memória RAM e 15 GB de armazenamento disponível para instalação. Portanto, antes de prosseguir com o update, é importante liberar espaço no disco rígido. Desde o macOS Sierra o sistema oferece a possibilidade de otimizar o armazenamento a partir de um recurso nativo, sem a necessidade de deletar arquivos manualmente. Para isso, acesse o menu Apple > Sobre este Mac > Armazenamento e selecione "Gerenciar".
Se precisar liberar ainda mais espaço, experimente desinstalar aplicativos, excluir backups antigos do iPhone, limpar arquivos temporários, esvaziar a lixeira e mover seus arquivos para o iCloud, serviço de armazenamento em nuvem.
4. Faça backup dos arquivos
Atualizações de software podem não ocorrer como o esperado e causar problemas no computador. Além disso, mesmo que o update seja bem-sucedido, é possível que os usuários não se adaptem ao macOS Catalina e queiram voltar à versão
... anterior do sistema operacional. Seja qual for o caso, é importante ter um backup completo e recente da edição atual do macOS e dos arquivos do computador se houver necessidade de reverter a atualização. Para fazer uma cópia dos dados, utilize a ferramenta nativa Time Machine ou experimente aplicativos terceiros destinados a esse fim.
5. Reverta a atualização, se necessário
Com o backup pronto, você poderá fazer o downgrade do macOS Catalina em segurança. Caso ainda não esteja familiarizado com o processo, basta seguir os passos deste tutorial. Ao término do procedimento, o sistema será restaurado à versão anterior.
6. Conecte-se a uma rede Wi-Fi estável
Por último, mas não menos importante, certifique-se de que o computador está conectado a uma rede Wi-Fi estável e de alta velocidade antes de baixar a atualização. O tempo médio de download e instalação do macOS Catalina é de 40 minutos. Para instalar o update, acesse a App Store e clique sobre o banner com a nova versão do sistema, que estará em destaque na loja. Em seguida, basta pressionar o botão "Download" e, se necessário, confirmar a senha da conta de administrador do seu Mac.