A Microsoft abriu o segundo dia da Build 2015 disposta a mostrar o poder do Windows 10. A fabricante de software está em San Francisco apresentando as novas ferramentas de desenvolvimento para o sistema, que prometem trazer melhores aplicativos e jogos para smartphones, tablets, computadores e consoles Xbox. Lumias poderão enviar arquivos para impressão, programas vão rodar do HoloLens ao Surface, apps Android e iOS terão portabilidade e o DirectX 12 vai deixar games com gráficos incríveis.
Veja o que rolou no primeiro dia da Build 2015
O TechTudo está presente na conferência e conta tudo. Desde as mancadas e piadas que a Microsoft fez consigo mesma até a previsões do futuro para o novíssimo Windows 10 que está em fase de teste.
Veja, no vídeo abaixo, as principais novidades do Windows 10 apresentadas na Build 2015
O segundo dia do evento, com keynotes voltados para programadores, começou com bom humor e autocrítica por parte da Microsoft.
Ao comentar a volta das múltiplas janelas no sistema operacional, David Treadwell, executivo de softwares da Microsoft, disse que o Windows 8 deveria ser chamado de “Window 8”, no singular. O trocadilho foi motivado pelas múltiplas críticas que o sistema recebeu por executar todos os apps em tela cheia. Ou seja, em uma única janela, contrariando suas próprias origens.
Sobre os aplicativos universais, Treadwell destacou a facilidade que os desenvolvedores terão de criar para os diferentes produtos da empresa. O Windows 10 será capaz de adaptar a interface do sistema até mesmo nos detalhes. Um menu contexto (botão direito) poderá ter um espaço maior, quando o computador é usado por toques, e menor, quando o mouse e teclado tomam espaço.
O executivo revelou também um detalhe interessante sobre o sistema para smartphones: o suporte a impressão. Não foram informados, porém, se o recurso funcionará via cabo USB ou se o usuário poderá usar uma rede Wi-Fi, no caso de impressoras compatíveis com redes sem fio.
Apps Universais
Kevin Gallo, executivo da Microsoft para área de hardware, subiu ao palco para demonstrar como os aplicativos podem ser desenvolvidos facilmente para diversos dispositivos. Com um exemplo feito especialmente para a Build, ele demonstrou como é possível criar um app para Windows e visualizá-lo em um Lumia, no PC, no Surface Hub e no videogame Xbox. Até o HoloLens entrou na jogada, exibindo um modelo 3D de uma casa feito no aplicativo, tudo é compatível.
Sobre o Micr
O Microsoft Edge poderá ser utilizado para criar aplicativos através da web para o Windows. Durante a Build, foi demonstrado um jogo com suporte a desbloqueio de conquistas na Xbox Live. Além disso, os desenvolvedores poderão até mesmo integrar os seus aplicativos da web com a Cortana, oferecendo ao usuário o suporte a comando por voz.
O Windows 10 também teve uma pequena novidade revelada: as notificações também serão interativas. A função já está presente no sistema para smartphones e vai permitir que o usuário abra um aplicativo diretamente do alerta ou até mesmo realize uma ação sem ter que abrir o app.
Android e iOS no Windows
A Microsoft também revelou como mais detalhes sobre a chegada dos Apps do Android no Windows. Segundo o executivo, será possível utilizar o código do Android para criar um aplicativo do Windows e, com devidas adaptações, criar um App Universal.
Os aplicativos do Android chegarão bastante integrados ao sistema, podendo utilizar o compartilhamento de arquivos do Windows no lugar do Google Drive, por exemplo. Com isso, será possível mandar dados via SMS ou qualquer outra rede social. O mesmo ocorrerá com serviços de mapas, entre outros. Já sobre os apps do iOS, o executivo demonstrou como será a portabilidade através do Visual Studio.
Direct X 12: Gráficos de tirar o fôlego no Windows e Xbox
O DirectX 12 também demonstrou um pouco o poder que o novo conjunto de APIs trará para os games. A fabricante do Xbox exibiu no palco um preview do novo Final Fantasy, que surpreendeu pela qualidade dos efeitos de luz e também nos detalhes de pele e cores das personagens impressionantes.
Partindo para o Minecraft, a Microsoft apresentou como os desenvolvedores poderão construir novos Mods para adicionar funcionalidades ao game através do Visual Studio. A expectativa, para os consumidores, é que o fenômeno dos consoles e smartphones fique recheado de novidades em breve.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Quanto custa montar um PC gamer para competir com o Xbox Series X?
- Fifa 19: 6 novidades que o lançamento trouxe ao competitivo
- Como saber se um Galaxy S5 é original? Veja dicas e não caia em golpes
- TVs Android da Philips chegam ao mercado brasileiro com preço 'salgado'
- Como fazer montagem de fotos com música usando o app Movavi
- Tetris 99 é um novo Battle Royale para Nintendo Switch
- Jogo do Ano: Prêmio Melhores do Ano TechTudo elege game destaque de 2020
- Apps e Touchwiz do Galaxy S6 vazam e revelam interface mais limpa
- Como descobrir desde quando você é amigo de alguém no Facebook
- Overwatch: nova Symmetra entra para o competitivo do jogo na Season 11