O Google Chrome chegou à versão 79 na última terça-feira (10) e trouxe uma série de melhorias em segurança. A principal novidade da atualização é um recurso que alerta se a senha digitada pelo usuário já foi vazada na Internet. O browser também aprimorou a proteção contra phishing: a partir de agora, a lista de sites maliciosos será atualizada em tempo real. Já com a nova função de congelamento automático de abas, o Google promete reduzir o consumo de memória RAM e otimizar o desempenho do software.
A nova versão do navegador está disponível para computadores com sistemas macOS, Windows e Linux, e a atualização está sendo liberada gradualmente.
Descubra se sua senha foi vazada na web
O maior destaque do Chrome 79 é o recurso que avisa se sua senha consta em algum banco de dados que já foi alvo de vazamentos. A ferramenta surgiu em fevereiro na forma da extensão Password Checkup e, com a atualização, foi definitivamente integrada ao navegador.
Utilizando uma técnica que envolve múltiplas camadas de criptografia, o Google é capaz de comparar os nomes de usuário às senhas violadas sem revelar detalhes sobre a conta. É possível controlar a nova função na seção "Serviços do Google e de Sincronização", localizada no menu de configurações.
Conheça as outras novidades
O Chrome 79 aprimorou a tecnologia Safe Browsing, que detecta links infectados durante a navegação. Até então, o Google atualizava a lista de sites maliciosos da web a cada 30 minutos, mas a empresa descobriu que os fraudadores trocavam rapidamente de domínio ou conseguiam se esconder dos rastreadores. Com a nova proteção, que atualiza a lista em tempo real, o Google espera um aumento de 30% nos alertas de phishing.
Outra novidade que chega à versão 79 é o congelamento automático de abas. Com o recurso, o Chrome pausa a atividade de guias que estão em segundo plano para reduzir o consumo de memória RAM. Enquanto estiver "congelada", a página não usará a CPU para sincronizar, carregar anúncios ou fazer quaisquer outros trabalhos.
O update também trouxe melhorias aos perfis do Chrome. Agora, quem compartilha o navegador com outras pessoas poderá visualizar com mais clareza qual perfil está sendo usado no momento. A mudança tem o objetivo de garantir que as senhas sejam salvas na conta correta.
Entre as novidades da atualização está também o suporte à realidade virtual e realidade aumentada, além do bloqueio aos chamados "conteúdos mistos". É o caso, por exemplo, de sites desenvolvidos com o protocolo HTTPS, mas que carregam elementos como scripts, imagens ou vídeos em uma conexão HTTP não-criptografada. Com o upd
Como baixar o Chrome 79
A versão 79 do Chrome está disponível para download por meio de atualizações Over-the-Air para usuários de Windows e macOS. Também é possível instalar o update a partir das configurações do browser, na opção "Sobre o Google Chrome".
Via Google e Make Use Of
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Gabriel García Márquez ganha Doodle do Google
- Conta verificada: Instagram testa função para pedir o 'selo azul'
- Free Fire recebe Passe de Elite de março de 2020; veja destaques
- KOF, Souls Calibur: veja os melhores jogos de luta para Android
- Conheça Sackboy: A Big Adventure, novo game de plataforma para PS4 e PS5
- Google Drive: Como compactar imagens no Fotos e ganhar espaço
- Motorola One Fusion Plus é anunciado com câmera deslizante
- Alternativa ao WhatsApp, Line ganha versão mais leve para enviar mensagens
- Windows 10 ganha tema nostálgico; saiba instalar
- Como usar o Funil (Hopper) em Minecraft