Os joysticks estão entre os acessórios mais importantes do mundo dos games, já que são responsáveis pelo controle dos jogos. Muito além disso, alguns deles são repletos de funções e ideias geniais, que revolucionaram os aparelhos para sempre. Confira a lista com alguns dos melhores joysticks.
PlayStation: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Sony
Super Nintendo
De aparência simples, o joystick do popular console da Nintendo caiu no gosto dos fãs de games da época, graças à sua boa pegada e ótima configuração de botões. Os então novos botões de ombro (L/R) adicionavam mais opções para games mais complexos, e garantiam o acesso rápido e prático em games que requeriam ações rápidas, como Street Gighter 2 e Ultimate Mortal Kombat 3.
PSOne
O DualShock só chegou ao PlayStation anos depois de seu lançamento, e mesmo assim causou impacto no mundo dos games com suas novidades. Equipado com dois direcionais digitais de qualidade e com a possibilidade de vibrar sem ajuda de acessórios, o controle se firmou como um dos mais tradicionais da história, tendo seu modelo usado até a época do PS3.
Game Cube
O console da Nintendo não chegou a ser um grande sucesso, mas certamente teve sua cota de grandes games, lembrados até hoje pelos fãs da empresa. Outro aspecto do console que deixou saudades foi seu controle, que apesar do visual esquisitão, era extremamente confortável e preciso.
Wii U
Apesar das atenções voltadas para o Gamepad, famoso controle com formato de tablet, quem faz bonito no Wii U é o Pro Controller, joystick vendido separadamente que adota um formato mais tradicional.
A grande sacada é permitir que os jogadores curtam os games do console sem a necessidade de segurar o nada confortável tablet, que sofre com problemas de bateria e tira um pouco da mobilidade durante as partidas.
Dreamcast
Primeiro representante da “geração 128bits”, o console marcou o fim da Sega no mundo dos consoles, e ficou lembrado por seu fracasso. O que deixou saudades foi o belíssimo controle do console, que contava com analógico posicionado estrategicamente, e os gatilhos na parte traseira que são copiados até hoje.
Outro fato interessante era a abertura bem no meio do controle, onde era possível encaixar os curiosos memory cards chamados “VMU”, que além de armazenarem saves, também contavam com uma pequena tela e botões.
Xbox 360
Fresco na memória dos fãs de games, o controle do console da Microsoft é sem dúvidas um dos melhores de todos os tempos. Com um formato ergonômico, o joystick se encaixa bem em mãos dos mais variados tamanhos, além de contar com botões de excelente qualidade, e muito bem posicionados. Outra vantagem é a compatibilidade total com PC.
Quando foi anunciado, o Nintendo Wii chamou a atenção dos jogadores de todo o mundo graças a seu inovador controle, com um formato totalmente diferente do tradicional, e que apostava em um sensor de movimentos para reproduzir comandos nos games.
O joystick virou febre, e terminou abrindo caminho para outros controles e sensores, lançados para os consoles concorrentes. O Wii Remote também é compatível com o Wii U, console mais recente da Nintendo.
PlayStation 4
O controle do mais recente console da Sony é uma aula de como melhorar um joystick sem perder suas principais características. Depois de décadas usando o mesmo design, a empresa resolveu redesenhar o joystick e aplicar novidades relevantes, como novos gatilhos, um alto-falante e um painel touch, que funciona como uma espécie de mouse.
Nintendo 64
o polêmico controle do Nintendo 64 nunca foi unanimidade entre os jogadores, mas é inegavelmente uma das peças mais criativas e revolucionárias de toda a história dos jogos. O controle vinha em um formado de “M”, abrindo espaço para uma variedade de novos botões.
Destaque também para o direcional analógico, que adicionava muita precisão a games dos mais diversos gêneros, como tiro, ação, corrida e esportes em geral. O joystick também contava com o botão Z, posicionado como um gatilho.
Com mais de 40 melhorias em relação a seu antecessor, o controle chegou com a missão de repetir o sucesso da versão do 360, e fez bonito com seu formato confortável. A grande novidade fica por conta dos gatilhos com sistema de vibração independente.
Quais suas melhores lembranças do PlayStation One? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como calcular o 13º salário pelo celular
- Por que você deveria parar de usar ponto nos seus endereços de e-mail
- Sem ingresso para a Campus Party 8? Saiba como curtir a feira de graça
- Aprenda a manter seu pen drive seguro e longe de vírus de maneira simples
- AMD lança novos processadores premium com até 32 núcleos; veja modelos
- Clássico Street Fighter 2 será relançado no Switch com novo nome
- Twitter: como excluir todos os tuítes do seu perfil de uma vez
- Rdio vai acabar; saiba como transferir playlists para Spotify e outros
- Nvidia desenvolve criação de módulos com várias GPUs; entenda
- Dez fatos sobre os novos processadores i9 hexa-core da Intel