Já é consenso no meio científico que o clima do planeta está mudando, mas documentar essas diferenças não é uma tarefa fácil. Por isso, com ajuda das milhares de fotos publicadas todos os dias no Instagram, o projeto "I See Change" analisa pequenas mudanças de padrão para construir um banco de dados com fotos feitas pelos usuários sobre o clima ao redor do mundo e ajudar nas pesquisas.
Haja coração: Entenda o significado de cada ‘emoji heart’ no Instagram
O I See Change foi fundado em 2013 pela repórter ambiental Julia Kumari Drapkin e desde então esteve limitado à região oeste do estado do Colorado, nos Estados Unidos. Em 2015, o alcance do projeto aumentou e começou a cobrir toda a área do país norte-americano, através de parcerias com estações de rádio e cientistas da NASA. É possível ainda, buscar por outras cidades, até no Brasil.
O objetivo principal do programa é fazer com que as pessoas prestem atenção às pequenas mudanças que ocorrem ao seu redor, diz Drapkin. "São as pequenas coisas – os detalhes em nossas caminhadas, casas e conversas – que se somam para criar grandes diferenças”, explica, sobre usar fotos do Instagram.
Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.
#iseechange
A ideia de usar o Instagram para o projeto ocorre por que estas redes sociais armazenam uma grande quantidade de dados – como tags de geolocalização e a data que a foto foi tirada – que permitem a criação de um grande banco de informações que pode ser consultado com facilidade. Para adicionar uma foto, por exemplo, basta adicionar a hashtag #iseechange a qualquer foto sua no Instagram.
Também é possível contribuir através de depoimentos, feitos diretamente no site do projeto (thealmanac.org), com informações sobre temperatura, novas plantas, animais ou fenômenos climáticos como tempestades e nevascas, além de qualquer outra anormalidade no padrão climático.
Via Social Times e I See Change
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Sétima temporada da Brasil Premier League terá CS:GO, PUBG e Hearthstone
- ARM, Cortex, Exynos e Mali: entenda as siglas dos processadores de celular
- Os melhores apps e jogos para iPhone em 2015; Apple divulga lista
- Novo Zenbook 14 tem tela no lugar do touchpad e chip Intel de 10ª geração
- OnePlus 5 vs iPhone 8: compare os smartphones com melhor desempenho
- MSN Messenger vs Facebook: ferramenta de chamar atenção continua na memória
- GeForce GTX 1660 Ti: Nvidia lança placa de vídeo Turing de entrada
- Asus Vivobook X512FJ é bom? Saiba tudo sobre o notebook intermediário
- Suporte para TV: seis coisas que você precisa saber antes de instalar
- CS:GO: Astralis derrota a MIBR e conquista prêmio da ECS Season 6