O Apple Watch foi responsável por chamar a emergência e salvar a vida de um homem que havia desmaiado. De acordo a rádio KTAR, um usuário do relógio inteligente da Apple foi socorrido graças ao alerta emitido pelo dispositivo por meio da função de detecção de queda. O caso aconteceu nos Estados Unidos em 23 de abril, mas só veio a público na última semana. O nome e idade do homem não foram divulgados.
Em relatório, o Centro de Comunicações do Departamento de Polícia da cidade de Chandler (Arizona) afirmou ter recebido uma chamada de uma voz computadorizada indicando que um usuário do Apple Watch havia caído. Além disso, a Inteligência Artificial também forneceu as coordenadas quase exatas de latitude e longitude para que o acidentado pudesse ser encontrado.
???? Confira os melhores descontos da internet brasileira
???? Apple Watch deve ganhar controle parental e monitoramento de sono
A emissão do alerta foi possível graças ao recurso de detecção de queda presente desde o Apple Watch 4. Ao identificar uma queda repentina do usuário, o dispositivo passa a vibrar e tocar um forte alarme. Caso não seja detectado nenhum tipo de movimento por aproximadamente um minuto, o relógio acionará automaticamente a emergência.
A função de detecção de queda é desativada por padrão para usuários com menos de 65 anos de idade, mas qualquer pessoa pode ativá-lo no aplicativo Watch. Além disso, também existe a opção de adicionar informações de um contato de emergência. Desta forma, a pessoa poderá ser notificada com uma mensagem de texto e uma mapa da localização do acidente.
Ao chegarem no local, os policiais descobriram o homem desmaiado e inconsciente. “Ele nunca poderia nos fornecer sua localização ou qualquer informação sobre o que estava acontecendo”, revelou a supervisora da operação, Adriana Cacciola.
Após o ocorrido, os profissionais envolvidos no caso incentivaram os usuários a conhecerem melhor os recursos e funções presentes nos dispositivos inteligentes capazes de auxiliar em situações de emergência.
Histórico de salvamentos
Esta não foi a única vez que o detector de queda ajudou a salvar a vida de alguém. Em setembro do ano passado, um idoso foi resgatado após o Apple Watch detectar que o homem havia sofrido uma grave queda de bicicleta.
O Apple Watch também foi responsável por salvar a vida de um brasileiro que descobriu uma doença no coração devido ao relógio. O publicitário Jorge Freire recebeu uma mensagem na tela do dispositivo informado que ele estava com batimentos cardíacos atípicos.
O homem foi ao médico e descobriu o quadro de taquicardia. O caso chegou a repercutir no alto escalão da Apple e o CEO da empresa, Tim Cook, enviou uma mensagem agradecendo o relato.
Outros recursos importantes presentes no Apple Watch 4 e Apple Watch 5 são o medidor de frequência cardíaca, monitores de respiração e lembretes para beber
Rumores apontam que o futuro lançamento da linha, Apple Watch 6, também deverá contar com oxímetro de pulso. Além disso, a função de eletrocardiograma foi aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e poderá chegar ao usuários brasileiros em breve.
Com informações de KTAR, 9To5Mac e PhoneArena
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como fazer download
- Como usar o MS Paint clássico pelo navegador
- Dream League Soccer: como ganhar dinheiro no game de futebol para smartphones
- FIFA 19 terá modo de sobrevivência ao estilo Fortnite
- Lumia 640 XL: descubra se preço vale a pena, dois anos após lançamento
- iMac 2017 desembarca no Brasil com preço que pode chegar a R$ 17,2 mil
- Pokémon Go tem funcionamento, captura e batalhas detalhadas
- Apps com malware foram baixados mais de 2 bilhões de vezes; saiba excluir
- Windows 10 Mobile vai rodar em celulares com 512 MB de RAM
- Galaxy J5 Pro e J7 Pro: Samsung Pay estreia em celulares mais baratos