A França será o único país do mundo onde o iPhone 12 será comercializado com fones de ouvido na caixa. O acessório aparece listado entre os conteúdos da embalagem no site da Apple, mesmo após a confirmação de que ele não seria mais enviado junto com os novos smartphones.

A empresa não se manifestou oficialmente sobre o motivo, mas, de acordo com o portal MacRumors, a decisão pode estar ligada à lei francesa que obriga as fabricantes a oferecer um kit viva-voz para proteger crianças de menos de 14 anos de danos causados por ondas eletromagnéticas.

A legislação se baseia no princípio da precaução, uma vez que a exposição do cérebro em desenvolvimento a ondas eletromagnéticas gera riscos à saúde. O descumprimento da lei poderia custar à empresa multa de 75.000 euros, cerca de R$ 495.345 em conversão direta.

Durante o evento de lançamento da nova geração dos smartphones da maçã, ocorrido na última terça-feira (13), a Apple explicou a decisão de tirar os fone de ouvido e adaptadores de tomada das embalagens da linha completa do iPhone 12 – inclusive iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. De acordo com a fabricante, a medida faz parte dos esforços para a preservação do meio ambiente, uma vez que diminui a emissão de carbono, além de evitar a mineração e o uso de materiais preciosos.

"O resultado é uma embalagem menor e mais leve, permitindo 70% mais caixas em cada palete. Todas essas mudanças reduzirão dois milhões de toneladas de emissões de carbono por ano, o que equivale a remover cerca de 450.000 veículos das estradas a cada ano," justificou a empresa.

Veja cinco fatos sobre o iPhone 12

Mesmo assim, a estratégia causou polêmica entre os usuários. A principal queixa se deve ao fato de os smartphones continuarem com a mesma faixa de preço, mesmo com a retirada dos itens. Para aqueles que não contam com carregador e fones de ouvido compatíveis em casa, comprar os itens separadamente eleva ainda mais o custo de trocar de telefone.

Além do smartphone, as embalagens do iPhone 12 vão incluir somente um cabo USB-C/Lightning. Em território francês, contudo, as caixas vão conter também fones de ouvido compatíveis com a entrada Lightning. O plugue de tomada não acompanhará o celular em nenhuma localidade.

O TechTudo apurou que não existe qualquer lei ou regra que impeça a Apple de remover os itens da caixa no Brasil. Especialistas ouvidos pela reportagem disseram que a fabricante deve comunicar de forma clara e transparente que plugue de tomada e fones de ouvido não estão mais inclusos no pacote.

A nova geração do smartphone chega em quatro versões:

Dentre as principais novidades está a estreia do processador A14 Bionic, que promete ser o mais veloz de todos os tempos, e a chegada da internet 5G aos aparelhos da linha. Os dispositivos passaram por uma remodelação no design, ganhando bordas retas e novas cores, além de ficarem mais finos e leves. Eles ganharam ainda o chamado Ceramic Shield para proteção da tela e maior durabilidade. Segundo a Apple, o escudo "é mais forte que qualquer outro vidro em smartphone&q

... uot;.

As câmeras – dupla no iPhone 12 e no Mini e tripla nas versões Pro – também passaram por melhorias na captura de imagens e compatibilidade com gravação Dolby Vision para os modelos Pro. Além disso, os aparelhos agora contam com um novo carregador magnético, o MagSafe, que permite carregar o celular ao posicioná-lo sobre acessórios baseados em ímãs.

Ainda não há previsão de chegada do iPhone 12 ao Brasil.

Com informações de MacRumors, CNET e AppleInsider



>>> Veja o artigo completo no TechTudo