O alinhamento entre Júpiter e Saturno, chamado de Grande Conjunção, poderá ser visto a olho nu na noite desta segunda-feira (21) em vários pontos do planeta, inclusive no Brasil. No entanto, também será possível acompanhar o encontro dos planetas ao vivo pela Internet, por volta das 18h, horário do pôr do sol hoje.

O evento astronômico ocorre a cada 20 anos, mas nem sempre da forma como se espera para 2020. Dessa vez, os planetas ficarão tão próximos a ponto de parecerem um só corpo celeste. Pela proximidade do Natal, o fenômeno também vem sendo chamado este ano de “Estrela de Belém”, em alusão à história bíblica da estrela que guia os Reis Magos até Jerusalém.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A última vez em que os planetas estiveram tão próximos como agora foi há quase 400 anos, em 1623. No entanto, de acordo com a Agência Nacional Aeroespacial Norte Americana (NASA), já faz mais de 800 anos desde a última vez que o acontecimento pôde ser visto da Terra.

Segundo a Agência, na noite desta segunda será possível observar o encontro sem uso de equipamento especial, que será facilmente identificável a olho nu, bastando olhar para o céu ao fim do entardecer, logo após o pôr do sol, que está previsto para acontecer por volta das 18h30. Para facilitar, o observador deve buscar um local com visão do céu desobstruída, como um campo ou parque, e mirar na direção sudoeste.

Júpiter estará bastante visível, como uma estrela brilhante e, portanto, facilmente identificável. Saturno, embora menos brilhante, estará logo acima e à esquerda de Júpiter, até que os gigantes troquem de posição no céu. Entretanto, embora o fenômeno possa ser visto a olho nu, usar binóculos ou um pequeno telescópio facilitará sua visualização.

Como assistir ao encontro de Júpiter e Saturno online e ao vivo

Além de presencialmente, é possível acompanhar a transmissão por streaming. O Observatório Nacional disponibiliza uma transmissão em te

... mpo real no canal da instituição no YouTube (www.youtube.com/watch?v=4IrSJH1aDH4). Já o Grupo de Astronomia da Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará, também transmitirá o fenômeno a partir das 18h (horário de Brasília) no YouTube (www.youtube.com/watch?v=IwDkUCDO5Pk), com direito a explicações de professores.

Via NASA



>>> Veja o artigo completo no TechTudo