O Google Meet completa nesta quinta-feira (29) um ano de funcionamento grátis para todos os usuários. O serviço tornou-se gratuito em 2020 para facilitar a comunicação por vídeo entre pessoas durante a pandemia. De acordo com dados inéditos divulgados hoje pelo Google, a plataforma aumentou 20 vezes no Brasil dentro do período, registrando um crescimento de 275% só em 2021. Os principais acessos, segundo a empresa, são para a realização de reuniões de trabalho ou estudo.
Para mensurar o uso do Google Meet no Brasil, o Google realizou uma pesquisa online com 1.551 usuários de todo o país por meio do Google Consumer Surveys. A maioria dos entrevistados (55,4%) revelou que utiliza o serviço pelo menos três vezes por semana, e um terço deles usa a ferramenta pelo menos uma vez ao dia.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Segundo o relatório, 73% dos entrevistados utilizam o Google Meet para estudar. Mais da metade desse público acessou a ferramenta para assistir a aulas de escola ou faculdade, mas também há alunos de cursos de idiomas, música, desenho, culinária e artesanato. Por outro lado, 59% dos participantes usaram o Meet para reuniões de trabalho, tendo acesso também a entrevistas de emprego online e mentoria ou coaching.
A plataforma também é usada para encontros pessoais. Dois entre cada cinco brasileiros revelaram que usam o serviço para a vida íntima, sendo 31% para reuniões com amigos e 17% para compromissos familiares. Cerca de 7% usaram a plataforma para encontros românticos ou para conversar com namorados ou namoradas. Chás de bebê, de revelação e festas de casamentos representam 4% da utilização do Meet no período.
O Google Meet também foi utilizado para fins de lazer, como jogar online (11%), assistir a jogos de futebol com amigos (3%), participar de clubes de livros e saraus (7%) e visitar exposições de arte virtual (6%). Um terço dos entrevistados também revelou usar o serviço para fazer exercícios, sessões de terapia ou meditação.
Segundo Raquel Cabral, head de Vendas do Google Workspace para a América Latina, as pessoas foram aprendendo sobre o universo de atividades que podiam fazer pelo Google Meet.
“Nos últimos 12 meses, a criatividade e o desejo de se conectar mostrou que as possibilidades das videochamadas vão muito além do que se podia imaginar. Nesse período, também recebemos diversos retornos dessas pessoas, e aprimoramos a ferramenta para atender algumas necessidades. Por exemplo, pensando nos brasileiros, criamos um recurso para reduzir o consumo de dados”
Novos recursos do Google Meet a partir de maio
O Google Meet vai implantar novidades nas videochamadas a partir de maio, para tornar as reuniões mais interativas e funcionais. Além do Modo de Economia, que busca reduzir o uso de dados móveis mantendo a alta qualidade de imagem, os usuários também poderão ativar um ajuste automático de brilho e nitidez na versão web. O recurso já existe no app para celulares Android e iPhone (iOS).
Também será possível destacar ou ocul
Veja também: Como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor
Como fazer funcionar o microfone no Google Meet? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Street Fighter V Arcade Edition: Blanka chega na próxima semana
- Instagram Downloader baixa fotos e álbuns usando apenas a URL
- iPhone: como adicionar um atalho para criar rotas no Google Maps
- Review The Walking Dead: Above the Law
- Como usar o Internet Download Manager: 5 dicas para iniciantes
- Cyberpunk 2077 registra oito milhões de cópias vendidas na pré-venda
- Subnautica e PES 2018 foram os destaques da semana em jogos
- Confira dicas para mandar bem em The Sims 4 Estações
- Nexus 4 não terá Android 6.0; atualização chega a outros celulares do Google
- Sucessor do Moto 360 deve ser lançado em dois tamanhos, mostra documento