A LG anunciou que começará a fabricar displays na tecnologia AIT (Advanced In-cell Touch) para notebooks e PCs, que permitem que as telas fiquem consideravelmente mais finas. Essa tecnologia já é usada em telas de smartphones e, segundo os números da LG, deve reduzir a espessura das telas em pelo menos 1mm, representando, também, uma perda de peso do conjunto de pelo menos 200 gramas.
LG traz tecnologia presente nas telas de smartphones para os notebooks (Foto: Divulgação/LGDisplay)
A redução de peso e espessura é possível via adoção de um sistema de manufatura que emprega os sensores responsáveis pela percepção do toque das mãos do usuário no próprio LCD, que é o componente que emite a luz que nós percebemos como imagens. Nesse modelo, a tela dispensa a divisão entre LCD e sensores, que domina o mercado de telas sensíveis maiores.
Na comparação com um LCD de 1080p de resolução e com recurso de sensibilidade ao toque, a tela criada pela LG pode ser, pelo menos 1 mm mais fina (aproximadamente 25% mais fina, segundo a LG) e 200 gramas mais leve, o que equivale a uma tela 35% mais leve do que o comum.
Uma outra vantagem dessa tecnologia é que os ângulos de visão da tela serão maiores, uma vez que o display não precisará da camada extra de vidro extremamente reflexivo, que em diversas situaç
... ões torna os notebooks com tela touch desconfortáveis de usar.
Além de empregar a tecnologia em futuros produtos da marca, a LG deverá vender suas telas para outros fabricantes, garantindo que a tendência de notebooks cada vez mais leves e finos deva continuar nos próximos anos.