O Android M, próxima versão do sistema do Google para celulares, vai oferecer um recurso para fazer backup de todos os apps. Dessa forma, os usuários poderão recuperar as aplicações de forma simples após o processo de restauração, com armazenamento no Google Drive. A função faz parte das mudanças implementadas pelos desenvolvedores para deixar a usabilidade mais prática.

WhatsApp para Android: ‘dedo do meio’ chega em vários tons de pele

Android M oferece backup automático de aplicativos (Foto: Divulgação/Google)

Como saber qual a versão do Android no meu smartphone? Aprenda e debata o assunto no Fórum do TechTudo

A plataforma móvel do Google quer inovar em funcionalidades e ir além às reformulações no Material Design. A proposta do backup é que o usuário consiga salvar os aplicativos automaticamente no serviço de nuvem e restaurar de forma rápida no processo de formatação do sistema móvel. Dessa forma, evita-se o trabalho de baixar e instalar todos os apps novamente no celular.

Para usar o serviço de backup, o usuário vai precisar estar conectado em uma rede Wi-Fi e há um limite de tamanho: poderão ser enviados apps com até 25 MB cada.

Também é necessário estar logado na conta Google para realizar o processo. Se preferir, o usuário poderá transferir os dados para um novo celular ou em atualizações do aparelho.

O “Auto Backup for Apps” (Backup automático para apps, em português) já está disponível para quem usa a versão do Android M Previ

... ew, sem precisar de códigos extras. O interessante é que o usuário pode escolher ativar esse recurso e ainda limitar a quantidade de dados para a função.

A boa notícia é que os apps de terceiros, não vinculados diretamente com a Google Play, também podem entrar no backup. Além disso, as aplicações ficam salvas no Google Drive mas consomem o limite armazenamento disponível.

Via Android Autority, Android



>>> Veja o artigo completo no TechTudo