O Facebook negou sugerir contatos do WhatsApp como amigos aos usuários. Desde que a rede social comprou o mensageiro, há boatos sobre possíveis integrações entre os dois aplicativos para smartphones. A polêmica mais recente diz respeito ao sistema de sugestão de amigos na rede social, que estaria cruzando números de contatos do WhatsApp com perfis de membros do Facebook. A rede social negou qualquer tipo de integração entre os serviços e disse que não mistura os dois mundos. Porém, uma permissão no aplicativo para smartphones é que pode estar causando toda essa bagunça.
#Nãosouspam #Teamverification: brasileiros caem em boatos no Instagram
O que acontece é que o Facebook indica “pessoas que você talvez conheça” em uma janela, que, normalmente, fica no canto direito da tela de navegação. Ali, aparecem links para perfis de possíveis contatos que você possa ter interesse - incluindo amigos de amigos e pessoas que trabalham ou estudam no mesmo local que você. Recentemente, uma série de usuários levantou a suspeita depois que seus contatos do WhatsApp, que não são amigos na rede social, apareceram nesta área. Ou seja, a rede social estaria "dedurando" quem você adiciona no WhatsApp Messenger e sugerindo amizades.
Funciona da seguinte forma: se alguém tem o seu número no aplicativo do WhatsApp, provavelmente vai encontrar seu perfil, sem fazer muito esforço, nas sugestões de amizade da rede social; vale o teste.
A dúvida é pertinente. Leitores e colaboradores do TechTudo relataram que, ao adicionar um novo contato no WhatsApp, em questão de minutos ou horas ele também era sugerido como contato no Facebook. O que pode ser incômodo, já que o contato por WhatsApp pode ser momentâneo e o usuário não queira aprofundar os laços com uma amizade no Facebook, onde o "amigo" tem acesso à uma série de informações pessoais.
Bom exemplo disso são pessoas que se conhecem por causa de eventos, ou mesmo conversas que se iniciaram em aplicativos de namoro como Tinder ou ParPerfeito.
Facebook nega integração de contatos com WhatsApp
Estaria o Facebook integrando o mensageiro ao seu próprio app e sugerindo pessoas com quem você conversa no WhatsApp para serem adicionadas à rede social? O Facebook diz que não. No entanto, afirma que atualizou os algoritmos usados no “Pessoas que você talvez conheça”. Ao final da nota oficial, garante que não utiliza informações de outros aplicativos para indicar e sugerir amizades.
Veja a nota oficial do Facebook
“A lista apresenta pessoas que estão no Facebook e que você pode conhecer. Ela é elaborada de acordo com amigos em comum, informações de escolaridade ou trabalho, grupos dos quais você faz parte, entre outros fatores. Nós atualizamos constantemente o algoritmo do ‘Pessoas que você talvez conheça’ para fazer com que ele seja mais relevante para as pessoas no Facebook. Recentemente, fizemos algumas melhorias relacionadas ao ‘Pessoas que você talvez conheça’ que, para alguns usuários, podem ter incluído pessoas que ainda não haviam sido apresentadas como sugestão de amizades. Nós não utilizamos informações de outros aplicativos para indicar amizades no ‘Pessoas que talvez você conheça’”.
Coincidência ou não, a história já rendeu pergunta no Fórum do Facebook (que foi removida recentemente), piadas na Internet e a desconfiança dos usuários. Porém, você pode impedir isso tudo.
Como impedir que Facebook veja e use a agenda do seu celular
As sugestões de contatos do WhatsApp no Facebook podem estar acontecendo porque o usuário autorizou os apps do Facebook ou do Facebook Messenger a acessarem a sua agenda no smartphone. Sendo assim, a rede social poderá ver seus contatos do WhatsApp Messenger e também de apps mensageiros como Viber ou qualquer outro que use o Facebook login e guarde números de celular.
Sendo assim, o Facebook cruza informações de perfis com números de celular cadastrados na rede social com os apps que rodam nestes mesmos celulares, e sugere amizades. E, sim, você pode ter liberado o acesso. A opção aparece logo no primeiro uso do Facebook Messenger, basta dizer “sim” ou “não”, ao "sincronizar contatos". Feito isso, não só os apps conseguem ler seu número de celular na agenda, como qualquer pessoa que digite seu número no campo de busca pode encontrá-lo bem fácil.
Como contornar tudo isso? Siga os passos a seguir:
Passo 1. Confira se sua conta tem um número de telefone, no caso o seu próprio celular, conectado (facebook.com/settings). Caso deseje, pode remover de vez o número do seu telefone sem trabalho;
Passo 2. Caso queira manter, acesse as "configurações de privacidade e ferramentas" (facebook.com/settings/privacy) e em "Quem pode procurar por você usando o número de telefone fornecido?", edite de "Todos" para outro nível de privacidade: Amigos de Amigos, ou apenas Amigos;
Atenção: Não é possível descobrir o número do seu telefone no seu perfil; se você não o tornou público. Só funciona se quem procura o usuário já tem o número do telefone. Então, pode encontrar seu perfil.
Passo 3. No aplicativo Facebook Messenger, no seu smartphone, acesse configurações (ícone de engrenagem), e desative os "Contatos Sincronizados".
Passo 4. Volte ao computador e acesse a página de "gerenciar contatos importados para o Messenger" (facebook.com/mobile/messenger/contacts). Sem dó, nem piedade, exclua todos em "excluir todos".
Passo 5. Espere. Pode demorar alguns minutos ou horas até que o Facebook atualize as informações. Isso deve ajudar. Vale conferir também contatos de e-mail e convites (facebook.com/invite_history);
*Colaboraram Melissa Cruz e Elson de Souza
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como consultar Auxílio Emergencial? Governo libera novo site da Dataprev
- Mais de 60 celulares são roubados por hora no Brasil; Rio lidera ranking
- WhatsApp tirou o visto por último? Usuários relatam bug no status online
- Twitter ganha função que filtra termos e conversas indesejáveis; conheça
- Acessório para GoPro cria vídeos em 3D até embaixo d'água
- Como salvar um v?deo para assistir mais tarde no YouTube
- Aplicativo para aprender a ler: 5 opções para crianças estudarem
- Firefox 42 ganha função contra rastreamento e identificação de usuário
- Red Dead Redemption 2 terá legendas em português e está em pré-venda
- Street Fighter 5: veja as melhores jogadas com a brasileira Laura