Os dispositivos modernos estão cada vez mais conectados à Internet, e isso abre uma brecha para ataques de hackers. Algumas tecnologias do dia a dia que parecem inofensivas também estão na mira de cibercriminosos como carros, Smart TVs e até Chromecasts. Curioso se algum equipamento em casa corre esse risco? Confira a lista com cinco casos.
Acha que está seguro no seu carro? Saiba que hackers estão usando mensagens SMS para controlar os veículos à distância. A falha de segurança só compromete os carros conectados à Internet e pode até afetar os freios do carro, colocando os usuários em risco. Na lista estão mais de 18 milhões de veículos, inclusive alguns fabricados no Brasil, conforme o estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Carros conectados podem ser hackeados via mensagem SMS (Foto: Divulgação/Tesla)
O pequeno dongle do Google que permite assistir aos vídeos na TV também está na mira de cibercriminosos. Ele precisa estar conectado no Wi-Fi de casa para funcionar e foi encontrada uma falha de segurança, divulgada durante a conferência de tecnologia Black Hat, que permite que terceiros executem mídias sem a permissão do usuário. Por enquanto, a gigante das buscas não se preocupa com esse problema, já que o ataque ainda não foi detectado à longas distâncias.
Chromecast tem falha de segurança que permite acesso indevido (Foto: Divulgação/Google)
Smart TV
As TVs inteligentes têm várias vantagens como reproduzir filmes do Netflix, abrir redes sociais e navegar na Internet. No entanto, ela também pode ser alvo de ataques hackers, segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. A plataforma tem vulnerabilidades que permitem o roubo de dados de acesso dos usuários e até informações mais importantes, pessoais e bancárias.
Smart TV também tem falhas de segurança e encriptação que abrem portas para hackers (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)
Webcam pode ser acessada de forma indevida por hackers (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
... rong>Roteadores Wi-Fi
Os roteadores Wi-Fi podem ser hackeados para diversos propósitos, como roubar dados de usuários durante a navegação ou fazer uso inapropriado da rede de Internet. Códigos com segurança fraca e descuidos do usuário podem fazer com que o equipamento acabe virando alvo fácil para ataques de cibercriminosos. Algumas medidas podem ser tomadas para se prevenir, como trocar a senha do roteador, esconder o nome da rede e mais: veja todas as dicas do TechTudo.
Roteador Wi-Fi também precisa de atenção para não ter acesso de hackers (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)