O Facebook revelou hoje o Facebook M, um assistente virtual que funciona diretamente num aplicativo que todo mundo já conhece: o Facebook Messenger. Por meio dele, os usuários da rede social poderão tirar dúvidas e até mesmo repassar tarefas que serão concluídas pelo próprio sistema, que conta com inteligência artificial.
O M chega para concorrer com outros assistentes virtuais de empresas renomadas, como o Google Now, que marca presença nos celulares rodando Android; a Siri, presente no iPhone; e a Cortana, tecnologia que marca presença no Windows 10 e estará também nos smartphones rodando o sistema da Microsoft.
Diferentemente da aposta da Apple, Google e Microsoft neste campo, o Facebook criou um assistente digital que é eletrônico, mas passa por supervisão de humanos de verdade. Numa das imagens de demonstração do recurso, o próprio M sugere perguntas como:
– Você pode me ajudar a encomendar flores para o aniversário da minha mãe?
– Onde fica o melhor lugar para escalar na área da baía?
– Tem alguma praia que permita entrada de cães nas redondezas?
“O M (...) pode comprar itens, entregar presentes para pessoas queridas, fazer reservas em restaurantes, organizar viagens e compromissos, e muito mais”, disse o vice-presidente do Facebook, David Marcus.
A tecnologia funciona pelo Messenger e, neste momento, não utiliza outros dados colhidos pelo Facebook – como as interações na rede
... social, por exemplo – para dar respostas mais precisas. Entretanto, a empresa não descarta adicionar este tipo de inteligência no futuro.
Embora o anúncio tenha acontecido nesta quarta-feira (26), o Facebook M inicialmente estará disponível apenas para “algumas centenas” de usuários da rede social que vivem na região de São Francisco, nos Estados Unidos.