O Xperia Z5 Premium é o primeiro smartphone com tela 4K do mundo, mas testes mostraram que o celular não usa a resolução máxima o tempo todo. O display do aparelho da Sony mostra imagens em Full HD em boa parte das situações. A descoberta faz parte de uma análise realizada pelo site GSM Arena, divulgada nesta terça-feira (8), que utilizou um microscópio para analisar tela do novo Xperia.

Testamos Huawei Mate S na IFA 2015: top chinês rouba a força da Apple

Acredita-se que a Sony optou por manter a interface operando em uma resolução mais baixa para economizar bateria e aumentar o desempenho do aparelho, já que, para renderizar o sistema operacional o tempo todo a 4K, o dispositivo teria que consumir muito mais energia.

Equipe do TechTudo não viu muita utilidade na tela 4K do novo Xperia Z5 Premium (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Opine no Fórum do TechTudo

O GSM Arena colocou a tela sob o microscópio para literalmente contar pixels e verificar se o display do Xperia Z5 Premium é mesmo 4K. Dessa forma, foi possível observar a arquitetura da tela, revelando a organização e densidade de pontos do dispositivo. O teste é conclusivo, mostrando que a tela de 5,5 polegadas do smartphone tem, de fato, a resolução de 2160 x 3840 pixels, ou 4K.

No entanto, para o teste, também foram capturadas algumas telas do Android no Xperia Z5 Premium para verificar a resolução das screenshots. As imagens capturadas tinham 1920 x 1080 pixels de resolução, ou seja, qualidade Full HD, inferior aos 4K anunciados pela Sony.

A hipótese é de que a fabricante tenha decidido ativar a resolução máxima somente em poucos conteúdos que exijam mais pixels na tela, já que a Google Play Store ainda não conta com muitos aplicativos que podem ser usados em 4K.

Teste mostra que tela do Xperia Z5 Premium é 4K de verdade (Foto: Reprodução/GSM Arena)

A equipe do

... rget="_self">TechTudo testou o celular com tela 4K durante a IFA 2015 . Embora o display seja de qualidade, surge o questionou se a resolução tão alta é realmente necessária atualmente, já que as TVs 4K ainda nem se popularizaram, e os smartphones estão apenas começando a filmar em 4K.

Apesar de haver diferença de saturação, de tons claros e escuros, de brilho e contraste em relação ao Xperia Z5 "normal", a esperada “resolução 4K” pode ficar só no nome.

Via GSM Arena



>>> Veja o artigo completo no TechTudo