Final Horizon é um jogo de defesa estratégica que traz elementos do tradicional Tower Defense, mas com algumas diferenças bem marcantes. Você precisará enfrentar uma ameaça alienígena chamada de “enxame” através de diversos planetas, às vezes pelo combate direto, outras fugindo para lutar outro dia. Confira como jogá-lo no PS Vita.

Injustice e Final Horizon: veja os próximos jogos grátis da PS Plus

Final Horizon traz combates estratégicos contra insetos robôs alienígenas (Foto: PlayStation Blog)

Como jogar

A mecânica principal deste título lembra bastante um Tower Defense tradicional, já que você precisa colocar torres para defender certas partes do mapa. No entanto, nem sempre seu objetivo será defender e a forma como os inimigos atacam, surgindo aleatoriamente no mapa, não permite otimizar tanto a posição de cada torre.

Controles

Comandos
Função
Analógico esquerdo  Mover cursor  
Analógico direito  Mover câmera  
Selecionar torres 
Ativar especial  Triângulo 

Obs: todos os comandos podem ser substituídos pela tela de toque.

Torres de defesa

o básico da jogabilidade em Final Horizon é erguer torres para atacar seus inimigos do enxame, criaturas robóticas no formato de insetos. Ao clicar em bases azuis livres você pode escolher construir uma torre ali, em troca de um certo custo. Para ganhar energia e custear suas torres você precisará de um gerador de força, o qual custa 50 pontos e oferece 25 de volta a cada 5 segundos.

Geradores não podem se defender, mas geram energia para erguer outras torres (Foto: PlayStation Blog)

Além do gerador cada torre possui suas peculiaridades. Algumas focam-se apenas em inimigos próximos, outras apenas em inimigos aéreos. Há as que se especializam em combate à distância e até mesmo as que não fazem distinção, atacando todos por igual. É preciso analisar quem você está enfrentando e muitas vezes adaptar sua estratégia no meio do caminho.

Objetivos

Ao começar uma fase o jogo exibirá sua missão naquela fase e é preciso ficar atento nisso para direcionar sua energia no caminho certo. Seu objetivo pode ser simples, como eliminar todos os inimigos, mas às vezes envolve defender uma certa construção ou mesmo auxiliar no lançamento manual de cápsulas de fuga.

Cápsulas de fuga

Inicialmente na tela cápsulas de fuga parecem iguais aos espaços para colocar suas torres, já que são subterrâneas, porém não há opção de erguer torres sobre elas. Ao invés disso, por 150 de energia você pode abrir suas escotilhas e em seguida por mais 150 lançá-las ao espaço, cumprindo assim objetivos que envolvam cobrir a evacuação de colônias.

Especial Strikeback coloca você no comando de uma torre em primeira pessoa (Foto: Punk and Lizard)

Tiros especiais

Conforme você elimina inimigos uma barra na parte inferior central da tela começará a se preencher. Esta é a barra que ativa o especial, uma ação incomu

... m que varia de fase em fase, e pode ser ativado com o botão Triângulo quando estiver cheia. Alguns especiais trazem visão aérea para você atirar em alvos com potentes armas de satélite, outros fazem o tempo parar e há até um que coloca você no controle de uma das torres em primeira pessoa.

Upgrades e boost

No meio dos combates você terá a opção de melhorar algumas de suas torres, deixando-as mais potentes, com maior alcance e assim por diante. Esses upgrades custam pontos de energia, mas podem ajudar bastante. Após fazer melhorias em suas torres é possível também dar a elas um Boost temporário, que custa 50 de energia. Isso as deixa ainda mais mortais e eficientes por um tempo limitado.

Reparo e venda de torres

O dano causado a suas construções é exibido abaixo delas, em um círculo que vai ganhando mais partes vermelhas conforme elas são atingidas. Você pode consertá-las com a opção “Repair” do menu em troca de 10 de energia ou mesmo vendê-las e obter um pouco de energia de volta na opção Switch. Outra forma útil de reparar torres é fazendo upgrade nelas ou em um gerador próximo, que passa então a consertar torres próximas.

Qual o melhor serviço: Xbox Live Gold ou PlayStation Plus? Comente no Fórum do TechTudo!




>>> Veja o artigo completo no TechTudo