PlayStation 4 e Xbox One contam com lojas virtuais em que os usuários podem comprar diversos tipos de conteúdo, inclusive versões de todos os games lançados para os consoles em mídia física. O TechTudo preparou uma lista com as vantagens e desvantagens dos títulos disponibilizados em formato digital, baixados e instalados no HD dos aparelhos, que rodam sem a necessidade de disco.
PS4 x Xbox One: veja a comparação entre os dois consoles da nova geração
Comprou seu novo console agora e está curioso para saber mais sobre mídias digitais, além dos prós e contras? Confira a seguir o guia comparativo dos formatos e tire suas próprias conclusões:
Vantagens
Variedade
Basta acessar as lojas dos consoles para conferir nada menos do que a lista completa de jogos já lançados para os aparelhos. Os títulos também são bem organizados, e contam com imagens, vídeos e até versões de demonstração para ajudar na compra.
Preço acessível
Atualizadas constantemente, as lojas digitais dos consoles trazem várias promoções com jogos muito acessíveis. Não é raro encontrar jogos por um terço do valor visto em lojas, pagando em reais no cartão de crédito, ou por meio dos gift cards vendidos em lojas.
Comodidade
Alternar entre dezenas de títulos sem ter que levantar do sofá ou procurar por caixas e inserir discos no console é uma verdadeira benção. Com apenas alguns cliques, você estará nos menus, pronto para jogar.
Jogos protegidos
Quem nunca perdeu um game graças a riscos ou trincados? Com as mídias digitais todos os seus títulos estão totalmente protegidos, pois estão salvos com a sua conta, e também poderão ser baixados novamente, caso ocorra um problema no console ou você o tenha deletado por engano.
Desvantagens
Sem valor de revenda
Uma das maiores desvantagens das cópias digitais é a impossibilidade de revender jogos que o usuário já terminou ou não gostou muito.
Para você revender os games seria necessário abrir mão completamente da própria conta, com todas os saves, conquistas, amigos e nome de usuário.
Downloads podem ser demorados
Os downloads são bastante práticos, isso quando você tem acesso a uma boa velocidade de Internet. Títulos médios passam facilmente dos 30 GB, e demoram uma eternidade para serem baixados em conexões mais modestas. Isso sem falar nos casos de arquivos corrompidos e dow
Sem caixa/manuais
Mesmo com todas as vantagens e valor reduzido, alguns jogadores simplesmente não conseguem se desapegar das caixinhas e manuais exclusivos dos jogos em disco. Dessa forma, é mais fácil “ostentar” alguma coleção, que pode até ser usada como bela decoração.
Impossível emprestar
Com a popularização das mídias digitais, a tradição de emprestar games para os amigos sofreu um duro impacto. É possível até fazer login em contas diferentes, no entanto, o sistema não é nada prático, e muito limitado para evitar múltiplos consoles em um mesmo perfil da Xbox Live ou PSN.
Já se decidiu entre Xbox One ou Playstation 4? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como ver seu histórico de compras na iTunes Store em um Mac ou PC
- Monster apresenta boom box moderna e nova linha de fones luxuosos na CES 2016
- Windows 95: site traz de volta Office de 1990 com WordArt Generator
- Como criar pinturas para suas armas em Call of Duty: Black Ops 3
- Personagens do Free Fire: veja curiosidades sobre os agentes
- Instagram apresenta falhas continuamente? Usuários relatam que app caiu
- Lexon MINO: minicaixa de som tem preço baixo e é destaque na CES 2019
- Aplicativo salva tudo o que você copiar no Android; saiba usar o AnyCopy
- Valorant recebe patch 1.11 com Skye; veja notas de atualização
- Ubisoft anuncia The Division 2 e promete novidades na E3 2018