Uma falha de segurança grave no AVG Web TuneUp Utilities, o plugin do AVG Antivírus, comprometeu toda a segurança do Google Chrome.
PrintFriendly: como ajustar um site para imprimir
A extensão criava uma forma com a qual seria possível, entre outras coisas, roubar dados dos usuários, inclusive de sites protegidos, ou até mesmo injetar códigos maliciosos. O problema, segundo o Google, atingiu mais de nove milhões de usuários do plugin para o browser em todo o mundo, mas uma solução já foi apresentada pela fabricante do software e implementada.
O bug foi informado pelo pesquisador de segurança do Google, Tavis Orlandy, e revelado no dia 15 de dezembro de 2015. Em seu relatório, ele aponta que a extensão adiciona novos APIs ao navegador.
Varredura do AVG TuneUp trava em 10% ao reiniciar? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
Segundo o especialista, isto ocorre para que “possam controlar as configurações de pesquisa e de novas abas. O processo de instalação é complicado, para que seja possível burlar o controle de malware do Chrome , desenhado para impedir este tipo de abuso na API de extensões”.
Orlandy informa que muitas destas APIs eram falhas, permitindo a execução de códigos remotos sem a aprovação dos usuários. Não há relatos de ataques que estariam se aproveitando desta falha e exemplos dados pelo pesquisador mostram que seria possível roubar informações como dados de navegação dos usuários.
Como funciona o AVG Web TuneUp?
O Web TuneUp é uma extensão da AVG desenvolvida para dar mais privacidade aos usuários, impedindo rastreamento em redes sociais, deletar informações como cookies e downloads e definir mecanismos de busca, além de fornecer informações de segurança acerca de websites visitados.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Versão segura do TuneUP Utilities
O plugin já foi instalado em mais de nove milhões de usuários do Google Chrome em todo o mundo. O bug já foi corrigido pela
A extensão também está disponível para Internet Explorer e Firefox, mas não há informações sobre qualquer problema envolvendo o navegador.
Via ExtremeTech e AVG
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Sete famosos cancelados nas redes sociais em 2020
- Como fazer o vídeo do macaco no MadLipz e mudar a voz no app
- Qualidade 4K chega ao Blu-Ray e pode ser alternativa ao streaming
- Como gravar um podcast? Conheça quatro programas e sites
- WhatsApp: apagar mensagens e localização em tempo real são destaques do mês
- Canon Powershot: conheça cinco modelos da linha de câmeras domésticas
- Galaxy A6 Plus aparece com câmera dupla e tela com bordas finas
- Coronavírus: Samsung indica álcool isopropílico para limpar o celular
- Apps para iOS: Periscope, Instabridge e outros destaques da semana
- Como desinstalar um programa do Windows 10