As layers ou camadas do Adobe Photoshop, são elementos que podem passar despercebidos no editor, mas são muito importante. Com elas, o usuário pode dar um toque especial nas imagens ou até evitar de arruinar o trabalho. O TechTudo reuniu dicas completas sobre as funcionalidades do programa de edição de fotos. Confira:
Três dicas para fazer o Photoshop ficar mais rápido
1 – O que são as Layers?
As camadas do Photoshop, como o próprio nome sugere, podem ser usadas para separar elementos diferentes de uma fotografia no editor. Isso inclui o plano de fundo, imagens coladas, textos, figuras no programa, entre outras coisas. Um modo mais simples de entender as camadas é lembrar os ingredientes de um hambúrguer, por exemplo, que são adicionados um em cima do outro para formar o resultado final.
Com as layers, o usuário pode editar cada elemento separadamente, aplicar alguns efeitos e movê-los sem afetar os demais. Toda nova imagem aberta ou criada possui, a princípio, uma única camada. As demais serão adicionadas automaticamente conforme o usuário cola elementos ou manualmente a partir do botão de “Nova Camada” ou pelo atalho “Ctrl+Shift+N”.
2 – Quais os tipos de camadas existentes
As camadas podem ser classificadas no Photoshop de acordo com o tipo. As mais comuns são as de Pixels, que reúnem fotografias e imagens coladas no trabalho. Já a de Ajustes carrega filtros e configurações que alteram as layers abaixo delas, protegendo o conteúdo original de alterações.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
As camadas de Texto carregam caracteres e palavras digitadas pelo usuário na imagem, enquanto as de Forma podem carregar retângulo, círculos e mais conteúdo criado a partir das ferramentas de desenho do Photoshop. Por fim, as de Objetos Inteligente servem para edição não destrutiva de elementos que, após alterações, guardam informações de sua forma original.
3 – Como organizar e gerenciar a camada
O Photoshop reúne as layers em um painel específico, geralmente localizado na lateral esquerda (A). Caso não a encontre, é possível abrir o recurso no menu “Janela > Camada” ou apenas ao pressionar o botão “F7″ do teclado (B). Há ainda a guia Camadas na barra de menus (C). Ali há diversos atalhos para filtrar tipos de camadas ou executar edição dos elementos.
No quadro, as camadas estão organizadas em ordem de importância, ou seja, as que estão no topo cobrirão as que estão abaixo. Para alterar, basta clicar e arrastar as camadas verticalmente. É possível fazer isso individualmente ou com conjuntos de layers.
4 – Como ocultar uma camada
No painel de camadas, há pequenos olhos na parte esquerda que indicam quando uma camada está visível ou não. Ao clicar neles, é possível alterar o status de uma layer. Esconder a camada pode ser importante para ver como a imagem fica sem determinado elemento ou aplicar edições que não a afetem.
5 – Como aplicar efeito de transparência e de mesclagem de camadas
O Photoshop também permite criar efeito de transparência em um elemento, revelando o que está abaixo. Para fazer isso, selecione a camada e escolha um valor entre 1 e 100. Quando menor, mais transparente a camada será.
O editor da Adobe traz ainda diferentes efeitos de mesclagem que alteram como a cor de uma camada lida com as ferramentas de edição e pintura. Para alterar, clique no quadro com v
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que é esteganografia?
- Street Fighter 5 ganha modo história no final de junho, veja detalhes
- CS:GO: MIBR perde para FaZe na ESL One Cologne 2018; veja resultados
- Cinco motivos para esperar o iPhone 8 ou comprar o iPhone 7 no Brasil
- RTX 3060 Ti vs RX 6700 XT: compare as placas de vídeo de Nvidia e AMD
- 6 famosos que têm aplicativos com propostas curiosas
- Netflix e PayPal bloqueiam pagamento a sistemas de VPN
- PS4 ou PS5: saiba verificar qual a versão instalada de jogos cross-gen
- Redmi AirDots S é a nova versão do fone Bluetooth da Xiaomi; conheça
- Tudo sobre Ghost Of Tsushima Legends: veja lançamento, requisitos e mais