Um novo golpe virtual usa a popularidade do WhatsApp para espalhar vírus em computadores e celulares. As vítimas recebem mensagens maliciosas por e-mail com falsas notificações. Ao clicar sobre os links, o smartphone ou PC  do usuário é infectado com o malware.

Falha no WhatsApp permite travar o app de um contato; saiba resolver

Para conquistar a confiança das pessoas, o golpe utiliza a marca d’água original do WhatsApp. No entanto, basta prestar atenção no endereço de e-mail do remetente para perceber que não se trata de um recado oficial. A ação criminosa foi descoberta por uma equipe do Comodo Antispam Labs, através da identificação de IP, domínio e análise de URL.

WhatsApp: vírus usa nome do mensageiro para se espalhar em dispositivos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

No assunto do e-mail, várias supostas notificações são usadas, como “Você obteve uma notificação de voz xgod”, “Você tem um anúncio de vídeo eom” e “Uma gravação de áudio foi entregue Jsvk”. Cada mensagem vem com um conjunto de caracteres especiais ao final da linha, como “xgod”, “Jsvk”, “Yop” e outros.

Essas combinações, provavelmente, são usadas para a codificação de dados e identificação de destinatários. Além disso, um anexo contém o arquivo compactado, uma variante da família “Nivdort”, que se replica em diversas partes do sistema.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Vírus se passa por notificação do WhatsApp para espalhar malware (Foto: Reprodução/Comodo)

O diretor de tecnologia do Comod

... o Antispam Labs, Fatih Orhan, afirma que os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais como comerciantes, tentando usar assuntos criativos para ter e-mails clicados ou abertos e espalhar malwares.

Com isso, os usuários do WhatsApp e outros mensageiros devem sempre desconfiar de qualquer e-mail com o nome dos serviços, já que as notificações normalmente são enviadas apenas pelo aplicativo.

Via Gizmodo e Comodo

Como transferir conversas de um celular para outro? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo