O Viber Wink, app lançado recentemente pela Viber, é uma alternativa ao Snapchat e tem a mesma característica do concorrente: autodestruir mensagens com fotos e vídeos segundos após elas serem vistas pelo destinatário, como uma bomba relógio. Os dois programas possuem elementos em comum, mas um se destaca do outro por possuir determinada vantagem em algum quesito. Confira no comparativo qual é o melhor mensageiro.
Confira o tutorial de como usar o Snapchat e aproveitar ao máximo o software
Para quem adora novidade acompanhada de um pouco de simplicidade, o app do Viber pode ser realmente uma opção interessante ao famoso Snapchat. Veja a seguir qual é o melhor dos dois em seus principais pontos.
Cadastro
Após a instalação do Snapchat, o usuário precisa criar uma conta, informar o e-mail e inserir o número do celular. Em segundos, o aplicativo envia um código de segurança por SMS para validar o telefone. Após a verificação, já é possível usar o app. A primeira tela que aparece após a abertura do aplicativo é a da câmera. A partir daí, é possível fotografar e filmar o que desejar.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O Wink é menos burocrático. Após a instalação, o usuário acessa o app e já aparece a câmera ligada. Não há necessidade de cadastro, login, verificação de e-mail ou abertura de conta. Simples, rápido e prático.
Funções
O Wink tem quatro funções: tirar foto ou vídeo na hora, usar o botão de temporizador de autodestruição – dedicado para escolher em quantos segundos o arquivo vai desaparecer após ser visto – e salvar a imagem capturada. Há também opção para adicionar legenda à fotografia.
No botão “Send” o usuário envia os arquivos para um destinatário, mas é necessário ter o Viber instalado, do contrário as fotos não poderão ser enviadas, pois o software é, na verdade, um complemento do mensageiro instantâneo. Sem ele o Wink não funciona por completo, só tira as fotos, filma, guarda imagens no celular, mas não envia nada sozinho
Já o Snapchat tem mais funções, pois, além do botão para capturar foto e vídeo, temporizador de autodestruição e opção de salvar todo o conteúdo registrado no app, o serviço envia os arquivos de forma independente. Não é preciso instalar nada a mais. O software funciona sem precisar de complementos e, portanto, é mais prático para o usuário neste quesito.
Além disso, o Snapchat, na verdade, se comporta como uma rede social, ao contrário do Wink e por isso tem mais recursos. Há um menu que reúne três opções dedicadas à rede social: O “Me Adicionou” mostra os novos amigos e lista aqueles que adicionaram o usuário; “Adicionar Amigos” exibe todos os contatos do celular que possuem o mensageiro, e “Meus Amigos” se divide em Amigos adicionados ao Snap e contatos do telefone.
Outro detalhe é que no serviço, os snaps vão para o “Minhas Histórias”, visível aos contatos do usuário no aplicativo. Há também a opção de enviar fotos com legendas e mandar imagens que estão salvas na galeria. O app ainda conta com filtros para deixar as imagens diferentes e mais bonitas.
Layout e usabilidade
O Snapchat tem um projeto de design bastante moderno e possui sistema que desliza a tela para acessar menu, configurações e até a tela de captura de foto e vídeo. Os botões são bem posicionados, as cores sóbrias e abertas, deixando o app com conceito bem moderno.
Por que a resolução das fotos no Snapchat fica ruim? Comente no Fórum do TechTudo.
O Wink, por sua vez, não tem uma interface complexa. Depois da instalação, o usuário navega prioritariamente pela tela da câmera, que é a mesma para acessar configurações de temporizador de autodestruição, salvar conteúdo e enviar fotos e vídeos. É a simplicidade que impera em um aplicativo extremamente leve e descomplicado. Ambos os serviços são fáceis de mexer.
Conclusão
O Snapchat é um aplicativo de envio de mensagens completo, independente, bonito e com funções de rede social, que atrai milhares de usuários. O Wink, por sua vez, é descomplicado.
Ambos cumprem bem o que se propõe a fazer, mas o Wink não faz isso sozinho, pois precisa do Viber para funcionar. Até o momento, o Snapchat continua o programa ideal, pois é um app bem estruturado, multifuncional e bastante divertido.
Vai optar pelo Snapchat? Veja dicas de como usar e saiba como obter troféus; vídeo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Os Últimos Jedi: tudo sobre a nova expansão de Star Wars Battlefront 2
- LG Prime Plus ou Samsung Galaxy Gran Prime? O melhor smart por R$ 600
- O que é QoS? Entenda para que serve a tecnologia em roteadores
- Golpe usa contas ‘oficiais’ do Facebook para roubar dados de usuários
- Project L: veja detalhes do fighting game da Riot, desenvolvedora do LoL
- Facebook: como cancelar pedidos de amizade pelo iPhone?
- Rainbow Six Siege apresenta novo sistema de Operadores para o jogo
- Como usar o sensor de dados do Windows Phone e economizar o 3G?
- Fortnite: Desafios da Semana 2 da Temporada 7; veja como completar
- Celular roubado? O que fazer para sair de todas as contas remotamente