O Xperia Z5 teve lançamento no Brasil com a promessa de entregar a melhor câmera de celular, ainda que por um preço mais elevado. Ele enfrenta rivais como o LG G4 e iPhone 6S e Galaxy S6. Seu antecessor, o Xperia Z3+ continua sendo outra boa opção de smartphone da Sony que deve ser considerada pelos amantes da marca.
Xperia Z5 vale a pena? Especificações são boas, mas preço assusta
Então qual escolher na disputa Xperia Z5 vs Xperia Z3+? Acompanhe neste comparativo entre as câmeras e saiba quais são as diferenças dos dois modelos em aspectos que vão além da quantidade de megapixels.
Megapixels e zoom
A Sony incrementou o tamanho das fotos capturadas pela câmera do Z5, indo de 20,3MP para 23MP. Na prática, isso significa que as imagens ficam com dimensões um pouco maiores e permitem ampliações maiores no PC. No entanto, o que promete fazer real diferença na hora de dar zoom nas fotos é a nova tecnologia Clear Image Zoom, que estreia no novo top de linha da Sony.
Segundo a fabricante japonesa, o zoom antes de capturar a foto está mais apurado do que nunca, e não apresenta os usuais ruídos e distorções de outras câmeras de smartphone no mercado. A promessa com o Z5 é de entregar um efeito que imita lentes de câmeras DSLR, tirando granulados das imagens com zoom de até 5 vezes.
No entanto, ainda há algumas restrições para o novo zoom. Ele não funciona na gravação de vídeos; no modo de varredura, com a detecção de rostos e sorriso ativada; com o ISO ajustado para redução de ruídos; e com imagens em RAW. De qualquer modo, a câmera do Xperia Z5 oferece zoom muito mais apurado do que o zoom digital regular disponível no Z3+.
Qual a melhor Smart TV do mercado? Samsung, Philips, Sony, LG? Comente no Fórum do TechTudo.
Sensor
O sensor é o principal componente de uma câmera digital, pois é responsável por captar a luz do ambiente e transformá-la em sinais elétricos que, por sua vez, resultarão nas fotos que você vê na tela. Em geral, quanto maior o sensor, melhor ele tende a ser. Isso representa um desafio para a indústria de smartphones, pois celulares não têm muito espaço para acomodar sensores grandes, como os de câmeras fotográficas.
No caso do Z3+ e do Z5, o sensor é o Exmor RS, que não mudou de tamanho de uma geração para a outra, permanecendo com 1/2,3″, mas ganhou mais megapixels. Isso significa que a luz captada por ele permanece similar, mas há mais pixels para serem processados pelo chip BIONZ, que passou mudanças. É a dupla sensor + processador, segundo a Sony, a responsável pelo novo zoom de 5 vezes que não distorce as imagens.
Lente e foco
Mesmo uma câmera com muitos megapixels e um sensor potente pode deixar a desejar se o foco não for bem ajustado. No Xperia Z5, a Sony incrementou o foco automático diminuindo o tamanho da lente grande angular, que reduziu de 25 mm no Z3+ para 24 mm no Z5. O resultado é um autofoco que leva só 0,03 segundo para deixar a lente na posição certa para capturar a imagem, algo que favorece tanto fotografia em ambientes claros quanto em locais escuros – com pouca luz, porém, o tempo de foco é maior.
As fotos ficam com menos ruídos e com mais luz, algo que deixa cores de fotos noturnas mais vivas. A Sony chama o novo foco de autofoco híbrido, pois combina duas tecnologias: detecção de contraste para precisão e detecção de fase para velocidade. O conjunto é uma câmera que foca rapidamente no objeto certo, seja no modo automático ou
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Banana Pi é o minicomputador que cabe no bolso e custa R$ 244; conheça
- Como aprender inglês com o app LearnEnglish Elementary
- Conheça HDs externos de 1TB 'baratinhos' da Samsung, Seagate e Hitachi
- VIE FIT: fone de ouvido Bluetooth ergonômico se molda ao seu ouvido
- Tudo sobre o Oculus Rift: preço, como comprar no Brasil e mais detalhes
- Como usar o app Haven para monitorar ambientes com o celular Android
- Batman: The Telltale Series ganha novo trailer e data de lançamento
- League of Legends: Conheça os finalistas das ligas da Europa e dos EUA
- Call of Duty: Warzone bane 50 mil hackers em menos de um mês
- Como baixar e instalar aplicativos na smart TV da Philco